Quando pensamos em uma conciliação entre problemas pessoais e o trabalho, vemos muitas pessoas dizendo que é para deixar “os problemas em casa” e focar no trabalho. Só que essas mesmas pessoas que dizem isso, sabem que nem elas conseguem fazer essa separação plenamente.
Afinal, somos seres inteiros, e não em partes. Isso quer dizer que não podemos desligar nosso cérebro do modo “vida pessoal” e ligar o modo “vida profissional” facilmente. Isso não existe.
O que existe, na verdade, são ações que podem nos ajudar a ter novas perspectivas sobre essa combinação de problemas pessoais e o trabalho. E é sobre essas ações e pensamentos que discutimos neste conteúdo. Continue lendo para entender.
É possível conciliar problemas pessoais e o trabalho?
Sim, é possível conciliar problemas pessoais e o trabalho, mas isso não quer dizer que, durante o trabalho, você simplesmente não pensará nos seus problemas.
É natural você se sentir desmotivado no trabalho quando está com problemas em casa. Não há como evitar isso.
Porém, é possível minimizar esses impactos quando você entende que esse tipo de situação é comum e absolutamente normal.
Além disso, reconhecer que os problemas pessoais e o trabalho podem se entrelaçar, permite que você respeite mais os seus limites.
Por exemplo, se você trabalha em algo pesado e precisa carregar materiais de alta carga, sabe que não conseguirá executar um bom trabalho se machucar os braços, certo? O mesmo vale para trabalhos intelectuais: se você está triste e com preocupações, pode ter dificuldades para executar o trabalho.
Assim, ao invés de querer “tampar o sol com a peneira”, tente pensar em formas de minimizar o problema que está vivendo. No momento em que não estiver no trabalho, dê atenção à sua saúde mental e pense em alternativas que podem ajudar você.
Analise o cenário do problema e tente encontrar motivações extras para seguir a sua vida de maneira geral. Mas jamais se sinta mal por, simplesmente, estar triste ou algo assim! TODO mundo se sente assim, volta e meia.
Cuidar da saúde mental é essencial
Na hora de conciliar problemas pessoais e o trabalho é preciso cuidar da sua saúde mental. Pensar no seu bem-estar, antes de ver você como um mero robô produtor, é indispensável.
Claro que isso não quer dizer que você deva deixar todo o trabalho de lado, mas, deve respeitar os seus limites, as suas emoções e ir elaborando a situação aos poucos.
Inclusive, conversar sobre o que se passa, fazer psicoterapia e praticar o autoconhecimento pode ajudar.
Você não precisa estar sempre bem e produtivo – ninguém está assim todos os dias
Lembre-se de que haverá dias ruins, dias bons, dias produtivos e outros nem tanto. Faz parte da trajetória de qualquer pessoa.
Ninguém é um robô perfeito no trabalho. Todo mundo é humano, erra, aprende e cresce.
Entender essa perspectiva pode lhe ajudar a conciliar problemas pessoais e o trabalho. Cuide-se e respeite-se!