Principal Diferença entre Ecommerce e Marketplace

Você Conhece a diferença entre o ecommerce e o Marketplace?

O Marketplace e o ecommerce são modelos de negócios parecidos, e até complementares. No entanto, há uma principal diferença entre eles, o estoque.

O ecommerce é um modelo de negócio digital que ganhou mercado nos últimos anos, com o avanço da internet. Sendo assim, é uma expansão que ocorre ainda, surgindo cada vez mais lojas ecommerces.

O crescimento do ecommerce ocorre por conta do investimento baixo, comparado ao custo das lojas físicas. No entanto, muitas empresas ecommerce tornaram-se Markteplaces, aumentando seus lucros por conta dessa evolução.

Loja e plataforma virtual

Um ecommerce é uma loja virtual que oferece produtos de uma marca que possui seu estoque próprio. Já um Marketplace é uma plataforma que funciona como um shopping virtual. Sendo assim, oferece várias opções de lojas de vários vendedores.

Sendo assim, essa é a principal diferença entre esses modelos de negócios, estoque e logística. Uma vez que na loja virtual você é responsável pelo seu estoque e logística, no Marketplace não existe essa preocupação.  Isso porque no modelo Marketplace está ofertando produtos e serviços de outros fornecedores, sendo que está apenas disponibilizando a plataforma.

Grandes empresas atuam nas duas vertentes do mercado online

Grandes empresas que são líderes no varejo em ecommerce tornaram-se também atuantes em Marketplace, como o Magazine Luiza e as Americanas, por exemplo. Assim sendo, atuam no ecommerce com seus estoques próprios, ao passo que revendem produtos de terceiros em seus sites.

Marketplace é uma opção de atuação no mercado que está crescendo

Segundo dados do Ebit, no Brasil o Marketplace vem crescendo de forma rápida, haja vista que dos quase R$ 48 bilhões arrecadados anualmente pelo ecommerce, quase R$ 10 bilhões são de receitas geradas pelo modelo Marketplace.

Não há jeito certo e errado de empreender, o que existe é a maneira que melhor de adéqua ao seu ideal de negócio. Sendo assim, o Marketplace é mais uma opção tendência de mercado para o empreendedor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.