Principais receios dos estudantes na hora da prova

São muitas as preocupações que rondam a cabeça de um estudante na véspera de um exame. Até mesmo durante a prova esses pensamentos se mostram presentes. Porém, medo e incerteza quanto ao bom desempenho é normal e faz parte do processo. O que você não pode permitir é que o medo de te domine te paralise ao ponto de comprometer os meses que dedicou se preparando para aquele momento.

Assim como acontece com um músico ou um ator antes de uma apresentação, o frio na barriga é inevitável, mas isso não pode impedi-lo de enfrentar os obstáculos. Pensando nisso, separamos uma lista destacando alguns dos receios mais comuns apresentados pelos estudantes na hora da prova para que você possa identificá-los e superá-los.

Principais preocupações na prova

Um aspecto que faz muito candidato perder o sono é não saber se conseguirá completar a avaliação dentro do tempo de prova. Nesse sentido, a dica é se preparar com antecedência e criar estratégias para solucionar as questões com eficiência e agilidade. Uma maneira de fazer isso é estudar através de provas de edições anteriores. Desse modo, você se sentirá mais confiante e preparado para escutar as questões no tempo adequado.

Outra grande receio é com as possíveis falhas de memória, o famoso “dar o branco” na hora da prova, que pega de surpresa muitos candidatos. Essas situações são imprevisíveis e costumam desestabilizar o estudante. Portanto, lembre-se de manter a calma. A ansiedade e o nervosismo são as principais causas do apagão mental. Por isso, quando for pego nessa situação, respire fundo e tente aos poucos retomar a atenção. Se possível, saia da sala para tomar um ar ou beba um copo de água. São atitudes simples mas muito eficientes na hora do desespero.

Toda prova traz questões complexas que exigem um pouco mais de desconhecimento por parte do candidato. O fato é que você nem sempre compreendeu plenamente todos os conteúdos do vestibular. Mas, é preciso se esforçar para tirar dúvidas e estudar o maior número possível de temas antes da prova.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.