Manaus: Profissionais da educação recebem primeira dose de vacina contra Covid-19

Os profissionais da rede pública de educação, da faixa etária de 48 a 49 anos e com comorbidades comprovadas por laudo médico, receberam no último sábado (20), a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Manaus.

Esse programa de imunização compõe pesquisa CovacManaus. O objetivo é de identificar se a aplicação da CoronaVac em pessoas com problemas de saúde enquadrados nso grupos de risco tem potencial para prevenir cepas mais graves da doença.

Mais de 2,2 mil profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) poderão receber essa vacina. Além dos servidores da educação, a saber, profissionais da segurança pública também entrarão para essa pesquisa.

Destinado aos que têm comorbidades

Todos os profissionais da Semed podem participar da pesquisa. Entretanto, somente os que apresentam comorbidades comprovadas por laudo médico poderão receber a vacina. Além disso, as comorbidades devem estar descritas no estudo para validar a participação, assim como os servidores precisam ter idade entre 18 a 49 anos.

De acordo com a prefeitura, os servidores da Semed que não têm doenças inseridas nesses grupos de risco não receberão a vacina. Todavia, do mesmo modo que ocorrerá com os demais, vão receber acompanhamento pela equipe de pesquisa durante um ano, bem como farão exame sorológico e avaliação clínica.

Imunização de servidores de Manaus faz parte de estudo

Quem lidera o estudo com servidores da educação é a Escola Normal Superior (ENS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As pesquisas ocorrem de segunda a sábado, das 9h às 16h. Os servidores que desejam participam devem prestar atenção ao calendário específico para as faixas etárias que compõe o cronograma.

Vale dizer que, para participar, deve-se preencher o formulário de consentimento disponível no site da pesquisa. Clique aqui para conferir.

A ação é uma iniciativa coletiva entre a Prefeitura de Manaus, a Fundação de Medicina Tropical (FMT), Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema e o Instituto Butantan, que doou 10 mil doses da vacina CoronaVac que também vão atender servidores da educação e da segurança pública do Estado.

Mais de 11,7 mil morreram com a doença. Até a mesma data, segundo o governo, mais de 385 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid.

E então, o que achou da notícia?

Não deixe de ler também – Ministro da Educação pede vacinação prioritária para professores e demais funcionários de escolas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.