Principais causadores da poluição do ar

Os agentes poluentes estão presentes na atmosfera. Eles são produzidos por vários meios e por isso são um dos principais tipos de poluição do planeta Terra. 

A produção da poluição do ar acontece principalmente na queima de combustíveis fósseis em automóveis, motos, aviões, fábricas, queimadas, termelétricas, vulcões e etc. 

A presença de elementos causadores da poluição do ar, depende principalmente da região, utilização do solo e atividades que são realizadas em algumas localidades do planeta. 

Desse modo, é muito difícil encontrar todos os agentes poluidores em uma mesma cidade ou região. No entanto, em locais com grande tráfego de veículos, a presença de monóxido de carbono no ar é notório. 

Os agentes causadores da poluição do ar, são elementos que aparecem constantemente em concursos da área ambiental, vestibulares e no Enem. Por isso acompanhe o post e fique por dentro do assunto! 

Principais causadores da poluição do ar

Veja abaixo os principais agentes causadores da poluição do ar. 

Dióxido de Enxofre

Trata-se de um gás tóxico, incolor e denso. Ele é produzido, sobretudo, por vulcões, queima de combustíveis como o diesel e em alguns processos industriais. Além disso, é um dos responsáveis por provocar a chuva ácida.

Dióxido de Azoto

É um gás tóxico que possui um cheiro forte e extremamente irritante. Em síntese, ele é produzido em grande parte através de veículos com motores a explosão e também durante a queima do querosene. 

Monóxido de Carbono

O monóxido de carbono é gerado por meio da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel) e também na combustão de madeira, gás natural e carvão mineral. Além disso, ele é incolor e inodoro, ou seja, sem cor e cheiro. 

Dióxido de nitrogênio

Gerados durante o processo de combustão de veículos, usinas termelétricas e fábricas. Trata-se de um elemento nocivo e que participa na formação do ozônio e da chuva ácida. 

Compostos orgânicos voláteis

Podemos citar também o Metano, Xileno, Benzeno, Butano e Propano como agentes causadores da poluição do ar. 

Partículas sólidas finas e inaláveis

Presença no ar atmosférico de pólen, fuligem, poeira, fumaça e partículas do solo.

Poluentes tóxicos

Presença de poluentes tóxicos, como: amianto, dioxinas, tolueno, cromo e cádmio.

Ozônio

Gerado por meio da resposta dos raios solares e com elementos presentes no ar poluído como dióxido de nitrogênio, vapor de solventes e combustíveis que não queimaram totalmente. Vale destacar que é muito nocivo à saúde humana. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre os principais causadores da poluição do ar? Compartilhe com quem precisa saber disso! 

Não deixe de ler também – Atualidades: Panorama geral sobre poluição do ar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.