Os clientes podem ter a primeira interação deles com sua empresa no Instagram. Portanto, é crucial dedicar tempo, recursos significativos a esta plataforma para desenvolver conteúdo original, útil e envolvente, fazendo pleno uso dos recursos disponíveis na rede.
Primeiros passos para vender utilizando o Instagram
Você sabia que o Instagram é uma excelente ferramenta para realizar vendas? Por isso que agora, indicaremos os primeiros passos para vender utilizando a ferramenta.
Aposte em abrir uma conta profissional no Instagram
Ter uma conta profissional é essencial se você planeja usar a mídia social para fins de marketing e vendas.
No caso do Instagram, apenas as contas comerciais fornecem acesso a informações como impressões, alcance e envolvimento com suas postagens, além de análises de dados demográficos de seu público (incluindo sexo, faixa etária, localização e horários de pico de visualização).
Se você já tem uma conta pessoal e quer transformar em conta profissional, acesse o seu perfil, e clique em “Configurações e privacidade”. Role a tela para baixo, até encontrar “Tipo e Ferramentas da Conta”, e em seguida em “Mudar para conta profissional” e digite as informações solicitadas.
Além de ser uma fonte de dados valiosa, uma conta profissional do Instagram dá acesso a diversos recursos que impulsionam vendas por meio da plataforma.
Invista em apresentar um perfil consolidado
Se você optou por apresentar um perfil de negócios, é hora de tentar seriamente. Afinal, uma biografia sólida do Instagram que inclui detalhes comerciais básicos, como informações de contato e um URL do site (se você tiver um), é de extrema importância.
É fundamental apresentar a sua empresa apelativamente no Instagram. A primeira apresentação das pessoas à sua marca será por meio dele. Nesse momento, seus clientes devem conseguir reconhecer imediatamente o que você vende, onde atua, tempo, e que tipo de proposta de valor oferece.
Realize publicações de conteúdos relacionados com o seu negócio
Nos estudos sobre hábitos de compradores online, plataformas de mídia social como Facebook e Twitter estão entre os muitos lugares onde as pessoas procuram detalhes sobre os serviços e produtos que desejam comprar.
Assim, a conta do Instagram da empresa deve fornecer informações úteis sobre seu produto ou serviço, setor e quaisquer informações relacionadas que despertem o interesse do seu público.
Afinal, apresentar o produto em si não é informação suficiente, pois os compradores precisam de mais contexto antes de decidir se irão comprar.
Exemplificando: se você vende doces gourmet, os conteúdos esperados pelos consumidores, vão além das fotos dos doces feitos. Assim, você pode falar sobre os ingredientes que usa, demonstrar o procedimento de confecção dos doces gourmet, recomendar um menu para festas infantis e assim por diante.
Dessa forma, você pode atrair novos seguidores por meio do conteúdo que publica, demonstrar sua especialização no campo relevante e conquistar a confiança de clientes em potencial.
Mostre os produtos que você oferece para comercialização
Para vender no Instagram, você precisa mais do que apenas um bom canal para informações e conteúdos relacionados a negócios. Os seguidores da mídia poderão localizar facilmente amostras dos produtos que você vende ou exemplos dos serviços prestados.
Fotografe os produtos, e não é necessário nada profissional. É possível tirar ótimas fotos e vídeos com um dispositivo móvel de alta qualidade, iluminação adequada, e um fundo livre de desordem.
Mantenha diálogo com o público
Este deve ser o principal objetivo da presença na mídia social. É crucial responder a quaisquer perguntas ou comentários que surjam no seu perfil todos os dias. Afinal, um atendimento atencioso e consultivo faz toda a diferença.
Além disso, incentive o engajamento com as ferramentas nativas do Instagram (como Instagram Stories e enquetes) e estratégias de marketing sólidas.
Dessa maneira, além de aumentar o engajamento e a relevância da sua rede, você pode ter um diálogo aberto com seu público-alvo e saber exatamente o que ele precisa de seus produtos ou serviços.
Aproveite as ferramentas disponíveis no Instagram
Muito conteúdo envolvente pode ser encontrado nesses recursos. A demanda tem mudado gradualmente para acomodar recursos recém-introduzidos. Com a introdução de Reels e Lives, as histórias tornaram-se mais relevantes nas plataformas de mídia social.
Lembre-se que 71% dos internautas preferem assistir a transmissões ao vivo nas redes sociais. Assim, quanto mais conteúdo você criar com essas ferramentas, mais você venderá no Instagram.
Mas, não esqueça que: construir relacionamentos é o principal objetivo da mídia social. Pensando nisso, essas ferramentas são perfeitas para mostrar processos criativos, destacar produtos e aumentar o valor da marca por meio de vídeos como unboxing, bastidores da fábrica, etc.