A BiblioÓCA, primeira biblioteca indígena de Mato Grosso, foi inaugurada em dezembro do ano passado, na cidade de Juína/MT.
Não obstante o conjunto de livros temáticos, a biblioteca possui uma galeria na qual constam lembranças das lideranças indígenas dos Rickbaktsa.
BiblioÓCA
O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso, em conjunto com a Justiça do Trabalho, colaboraram para colocar o projeto em prática, propondo-se a destinar capitais para a compra do software de gestão do conjunto de livros, notebook e leitor de código de barras.
Além disso, a BiblioÓCA faz parte do Sistema Municipal de Bibliotecas de Juína e, não obstante, recebeu recursos da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, bem como de outros parceiros para ser construída.
Biblioteca Delivery
O ex-secretário de Cultura do município, Adriano Souza, garantiu que a BiblioÓCA possui conjunto de livros acerca da história do Brasil, dos povos indígenas e, ainda, versa sobre história geral.
A partir deste mês, também será implantado um laboratório de informática no local.
O projeto conhecido como Gestão de Acervo e Acessibilidade do Sistema Municipal de Bibliotecas de Juína para o Enfrentamento da Covid-19 teve sua aprovação em maio de 2019 pelo comitê local que destina o montante auferido mediante ações civis públicas apresentadas pelo Ministério Público do Trabalho.
A quantia aplicada fez com que fosse possível a aquisição, pela BiblioÓCA, do acervo de diversos livros físicos e digitais, jogos educativos, notebooks e, ainda, demais eletrônicos.
Além disso, o valor possibilitou a compra de software para integrar todas as bibliotecas públicas do município, também destinado a indivíduos portadores de deficiência, como sintetizadores de voz, impressoras em braile, tablets, leitores de livros digitais, ampliadores eletrônicos, lupas em régua e lupas manuais, etc.
Em novembro de 2020, o projeto Biblioteca Delivery da BiblioÓCA ganhou o prêmio Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, na categoria excelência.
Fonte: MPT