A prefeitura de Belo Horizonte informou nesta sexta-feira, dia 18 de junho, que alunos até o 9º ano do ensino fundamental poderão voltar às aulas presenciais nas escolas. A decisão sobre a volta às aulas deve ser oficializada por meio de decreto.
De acordo com o informado, as escolas deverão garantir o distanciamento mínimo de dois metros entre os estudantes. Nesse sentido, o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, esclarece que as escolas devem realizar um planejamento e não reabrir às pressas:
“O que não quer dizer que as escolas tenham que fazer isso a partir de amanhã. As escolas com certeza terão que se adaptar e fazer as contas para ver quantos alunos podem ficar na sala. Se o tamanho da sala permitir, todos os alunos podem ir à escola, desde que mantido os dois metros”, explicou ele.
Não foi estabelecido um limite na quantidade de alunos por sala. No entanto, as secretarias da Saúde e da Educação recomendam a presença de 50%. De acordo com o secretário da Saúde, a decisão é segura já que a situação da pandemia da covid-19 na capital de Minas Gerais tem melhorado. Além disso, a secretaria segue com o monitoramento semanal.
Decisão pelo retorno às aulas é exclusiva da família
Caberá aos pais e responsáveis decidir pela volta às aulas presenciais ou não. Por outro lado, as escolas devem seguir uma série de regras do protocolo de biossegurança e avaliar se têm condições de receber os alunos de forma adequada.
A prefeitura de Belo Horizonte informou ainda que haverá a liberação para que os alunos da educação infantil frequentem as escolas em tempo integral, todos os dias. Clique aqui e confira detalhes em nota da Prefeitura da capital.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia Enem Digital 2021 contará com a oferta de mais de 100 mil vagas.