Precificação de produtos
Para o empreendedor esse assunto de estabelecer a precificação dos produtos pode ser uma grande questão. Pois como fazer para garantir sua receita sem deixar o cliente insatisfeito?
Definir o preço de venda de um produto é mais do que uma estratégia para atrair os clientes.
Sendo assim, a precificação dos produtos é uma forma de ajustar o seu produto ao seu público-alvo.
Para lidar com a concorrência precisa estabelecer uma política de preços, pois é uma maneira de saber o limite que o mercado tolera para que seja competitivo.
Um ajuste de preço competitivo eleva a empresa e gera lucros, enquanto uma precificação equivocada compromete todo o trabalho da empresa.
Para precificar seus produtos, considere alguns pontos:
Custos e despesas interferem no preço
Analise seus custos e despesas, lembre-se que volume de clientes não exatamente significa lucros. Bem como preço baixo não garante aumento das vendas.
O custo de fabricação ou produção, ou ainda caso revenda produtos prontos, analise os valores cobrados pelos fornecedores. Tudo precisa ser considerado na precificação.
Margem de lucro
Pode definir percentuais diferentes para os produtos, assim uma venda com lucro menor é compensada em outra. No entanto, precisa dividir corretamente essa definição para não acabar no prejuízo.
Fator Mercadológico
Considere o preço praticado no mercado. Promoções que baixam os valores em excesso devem ser feitas pontualmente, pois atrapalham manter a precificação.
Até mesmo porque o cliente não aceitará pagar mais se o seu negócio acostumá-lo a pagar sempre pouco por determinado produto.
Preços muito baixos podem não ser atraentes, por isso é preciso analisar o seu público-alvo. Uma vez que pode passar a imagem de desvalorização dos produtos.
Equilíbrio
Assim como nos preços dos serviços, a precificação de produtos exige equilíbrio. Sendo assim, estabeleça um limite entre a política de preço e os fatores mercadológicos para que se mantenha competitivo.
O equilíbrio na precificação é importante para a manter o seu negócio, assim como para o crescimento. Lembre-se de que o preço é um dos atrativos da sua empresa, mas não deve ser o único.