Povos da antiguidade: Conheça os Acádios  

Os acádios são um dos povos da antiguidade que viveram na região da Mesopotâmia, entre os rios Tigres e Eufrates. 

Contudo, vale destacar que vários povos também habitaram essa região, por isso podemos destacar também:

  • Sumérios
  • Assírios 
  • Caldeus
  • Hititas
  • Amonitas

Povos da antiguidade poderão surgir em questões do Enem “Exame Nacional do Ensino Médio” e em diversos vestibulares do país. Por isso vale a pena ficar atento a esse assunto, acompanhe o artigo e saiba mais!

Acádios: Contexto histórico

A região da Mesopotâmia antiga primeiro foi habitada pelos sumérios e posteriormente pelos acádios, estima-se que a 2.550 a.C. supostamente do norte da Síria. 

Os acádios procuravam terras férteis para estabelecerem-se e herdaram esse nome por conta da cidade mais importante do império: Acad. 

A saber, a capital do império foi denominada de Acádia, hoje território do Iraque. 

Através da direção de poder pelo Rei Sargão I (2334 – 2279 a.C.),os acádios que eram semitas e seminômades, tiveram que dominar os sumérios para conquistar a região da Mesopotâmia nos anos de 2.550 a.C. e 2.300 a.C.. 

Você também pode gostar:

Algum tempo depois o rei acádio integrou as cidades-estados sumérias, formando dessa forma o Primeiro Império Mesopotâmico que compreendia a região do Golfo Pérsico até o norte da Mesopotâmia. 

Além disso, essas cidades também ficaram conhecidas como civilização sumério-acadiana. No entanto, muitos conflitos internos e várias invasões de outros povos colocaram fim ao Império Acádio. 

Por fim, o império desapareceu por volta de 2.100 a.C. quando eles foram dominados por Guti, povo que tem origem nos Montes Zagros na região da fronteira entre Irã e Iraque. 

Características da sociedade acádia

Podemos destacar como as principais características dos acádios:

Cultura

A cultura do povo acádio baseou-se na construção de cidades, sobretudo através da presença de templos e palácios. 

Em síntese, a arte acadiana contemplava os deuses e os animais, além disso a escrita dos acádios era cuneiforme e por isso transcreveram várias obras literárias dos sumérios. 

Religião

Os acádios eram um povo politeísta e por isso cultuavam diversos deuses. Ademais, após a morte do rei, o mesmo acabava cultuado como um Deus. 

Além do mais, esse povo acreditava que o rei era um representante direto dos deuses. 

Política

O rei era quem controlava grande parte dos assuntos jurídicos e políticos do império, tal qual mantinha um estado centralizado. 

Ademais, os acádios buscavam a permanência do império através de campanhas militares que acabaram enfraquecidas após a morte do rei. 

Economia  

A base econômica do povo acádio era a agricultura, principalmente por conta das cheias dos rios tigre e eufrates que favoreciam a fertilidade do solo desse território. 

Nesse período ainda não existia moeda e por isso alguns produtos acabavam sendo usados como moeda de troca, como por exemplo, metais e cevada. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre os acádios?

Não deixe de ler também – História antiga: 5 tópicos importantes sobre os Fenícios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.