Poupança: tenha flexibilidade com o seu próprio processo
É possível que você realize uma poupança por meio de um planejamento financeiro flexível. Confira dicas adaptáveis e relevantes!
A poupança é um objetivo de muitas famílias, no entanto, várias pessoas adiam o planejamento financeiro por não se encontrarem em uma situação orçamentária positiva.
Poupança: tenha flexibilidade com o seu próprio processo
É possível que você realize uma poupança por meio de um planejamento financeiro flexível. No entanto, para isso, você deve ter clareza sobre os seus objetivos no momento atual e ter flexibilidade com o seu próprio processo.
Evite alimentar um processo contraproducente de endividamento
Por não poder direcionar um valor fixo mensal para a poupança, é comum que você adie todo o seu processo de planejar suas finanças. Entretanto, você pode estar alimentando um processo contraproducente de endividamento por conta dessa falta de gestão pessoal.
É relevante que você separe os seus custos fixos e variáveis
É relevante que você separe os seus custos fixos e variáveis, de modo que você possa verificar quais são as suas possíveis mudanças. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito comum por uma opção de cartão isento de anuidade.
Faça trocas viáveis e não abdique de serviços prioritários
Da mesma forma, você pode trocar uma conta bancária tradicional por uma conta oriunda de uma fintech. Dessa forma, você estará gerando economia sem precisar abdicar do serviço bancário.
Reforce hábitos financeiros sustentáveis e saudáveis
No entanto, dentro do conceito de um planejamento financeiro flexível, a poupança deve ser conceituada como uma maneira de você reforçar hábitos financeiros sustentáveis e saudáveis. Sendo assim, direcione os valores economizados para a sua poupança, ainda que sejam valores irrisórios. Dessa forma, estará reforçando hábitos positivos para as suas finanças em longo prazo.
Questione seus impulsos de compra e consumo
Dessa forma, você estará visualizando de maneira tangível o resultado dos seus esforços. Por isso, não foque nos valores guardados no início do seu processo, e sim na maneira como você se comporta mediante situações de impulso de compra.
Se relacione com o seu dinheiro de uma maneira saudável
Assim sendo, você irá questionar naturalmente seus hábitos e poderá criar novos caminhos para que você se relacione com o seu dinheiro de uma maneira saudável.
Não faça do seu planejamento financeiro uma fonte de autocobrança
Posteriormente, você poderá refazer o seu planejamento e modificar suas metas pessoais, direcionando valores fixos para a poupança. Entretanto, no início do seu processo, é muito importante que você não faça do seu planejamento financeiro uma fonte de autocobrança.