O planejamento financeiro pode ser feito com base em seus hábitos de maneira faseada, sendo assim, a poupança se torna o resultado de um processo flexível e direcionado.
Poupança: resultado de um planejamento financeiro faseado e direcionado
É comum que a poupança seja uma necessidade adiada dentro de um planejamento financeiro, considerando que muitas pessoas estão em uma situação financeiramente negativa, grande parte por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus; visto que houve um agravamento da crise financeira que já ocorria no país.
Faça um planejamento financeiro que considere as suas particularidades de modo faseado
Entretanto, é possível que você faça um planejamento financeiro que considere as suas particularidades de modo faseado. Sendo assim, você deve direcionar suas finanças de modo resolutivo para que a sua poupança seja uma forma tangível de visualização do seu processo.
É possível realizar pequenas trocas financeiramente viáveis
Por exemplo, você pode realizar pequenas trocas financeiramente viáveis e direcionar os valores economizados para a sua poupança. Dessa forma, você estará visualizando o seu processo, não focando nos valores poupados.
Sendo assim, você pode trocar um cartão de crédito comum por uma opção isenta de tarifas. Da mesma forma, você pode trocar a sua conta bancária tradicional por uma conta corrente digital, visto que estará gerando economia sem abdicar dos serviços bancários.
Realize um mapeamento de suas gestão financeira atual
Para que obtenha clareza sobre quais são as trocas viáveis na sua rotina, você deve realizar um mapeamento de suas gestão financeira atual. Sendo assim, você pode utilizar o Trello ou outras ferramentas de gestão pessoal. No entanto, é relevante que você não deixe de adicionar todos os valores economizados na sua poupança; já que você estará focando em adquirir novos hábitos.
Crie um novo fluxo financeiro pessoal
Certamente, no início do seu processo, você obterá um resultado irrisório financeiramente. Porém, será de grande valia para que você crie um novo fluxo financeiro pessoal, considerando que o seu comportamento de compra e consumo será mais positivo de forma natural.
Não abdique de controlar a sua rotina de consumo pessoal
Além disso, é importante que você tenha clareza de que ao abdicar desse tipo de processo, você apenas adia a resolução de algo que você precisa administrar; pois o planejamento financeiro – inicialmente – consiste em registrar algo que já está acontecendo na sua rotina.
Portanto, é fundamental que não abdique de controlar a sua rotina, pois somente de forma planejada poderá obter um relacionamento saudável e sustentável com o seu fluxo financeiro pessoal.