É possível que você elabore um planejamento financeiro pessoal ao conceituar a poupança como o resultado de uma mudança de hábitos de consumo que pode ocorrer de maneira faseada e não linear.
Muitas pessoas foram atingidas financeiramente pela crise agravada pela novo coronavírus, considerando a pandemia dos últimos dois anos; ao passo que a situação ainda não está totalmente solucionada e a recuperação da economia se encontra aquém do esperado, conforme informações do próprio Banco Central do Brasil (BCB).
Entretanto, ainda que o cenário não esteja dos mais positivos, é possível que faça um planejamento financeiro de forma flexível, considerando que você deve conceituar a poupança como o hábito de guardar dinheiro e não exatamente como a sua única opção de investimento.
Além disso, você pode realizar um planejamento financeiro pessoal que compreenda a sua situação atual, de modo que você direcione as suas ações através de mudanças de hábitos importantes na sua rotina.
Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tradicional por uma opção isenta de taxas. Visto que as fintechs são fontes de serviços bancários de qualidade, com isenção total de tarifas.
Dessa forma, você estará direcionando valores para a sua poupança e gerando economia doméstica; ao passo que também você não estará abdicando de serviços relevantes. Sendo esse apenas um exemplo, você pode verificar dentro do seu estilo de vida quais são as mudanças cabíveis para o seu fluxo financeiro pessoal.
No entanto, dentro de um modelo de planejamento financeiro flexível, é relevante conceituar a poupança como o resultado de um processo. Por isso, é aconselhável que você direcione os valores economizados para a sua poupança, ainda que sejam valores irrisórios.
Dessa forma, você poderá visualizar de maneira tangível a sua mudança comportamental; o que poderá ser de grande valia para que você possa modificar a sua relação com o seu dinheiro, tornando o seu fluxo financeiro positivo em longo prazo.
Além disso, posteriormente, você poderá direcionar valores fixos para a poupança, refazendo suas metas pessoais. Entretanto, o mais importante é que você tenha a flexibilidade como um conceito para que você possa obter sucesso financeiro, ainda que o processo ocorra de maneira não linear.