A poupança pode ser elaborada como uma forma de flexibilidade no que diz respeito ao seu planejamento financeiro pessoal. Entretanto, para isso, você deve realizar um mapeamento sobre a sua situação atual e verificar quais são os seus hábitos financeiramente nocivos e quais são as mudanças que você pode fazer, ainda que seja um processo faseado.
Poupança: processo pessoal flexível e planejado
Muitas pessoas negligenciam a poupança, ainda que tenham clareza sobre essa necessidade. Haja vista que muitas pessoas foram afetadas pela crise financeira causada pelo novo coronavírus, e que reflete até o momento econômico atual.
Visto que, conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a inflação continua elevada e a recuperação do mercado ocorre de maneira lenta, aquém do previsto e desejado para o momento. Entretanto, é possível que você direcione suas finanças, considerando que você deve flexibilizar um planejamento financeiro.
Não abdique de planejar suas finanças
Primeiramente, você deve considerar a necessidade de planejar suas finanças, já que ao negligenciar um planejamento financeiro, você tende a abdicar de registrar algo que já está acontecendo na sua rotina, independentemente se o seu fluxo financeiro se encontra positivo ou negativo.
Por isso, a poupança pode ser conceituada em uma situação financeira delicada, como o resultado de um processo de gestão financeira pessoal, e não exatamente como um valor fixo que deve ser guardado mensalmente.
Você pode separar seus custos fixos e variáveis
Você pode fazer o uso de ferramentas de gestão, como o Trello, para analisar a sua situação financeira atual. Esse movimento pode ser feito de forma bem simples, você pode separar seus custos fixos e variáveis e verificar possíveis mudanças na sua rotina.
Trocas relevantes
Por exemplo, você pode trocar seus produtos bancários tradicionais por opções oferecidas pelas fintechs. Uma vez as fintechs oferecem ao cliente a conta digital e o cartão de crédito sem anuidade; o que é fundamental para minimizar seus custos de maneira que você não abdique de um serviço qualificado. Por conseguinte, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança.
Certamente, é de grande valia que você faça pequenas trocas de modo resolutivo, ainda que você não veja os valores como relevantes. Pois, o mais importante é que você crie um novo processo mental para que você obtenha um relacionamento positivo com suas finanças.
Ajustes e novos conceitos
Posteriormente, você poderá ajustar suas metas e os valores poupados. Entretanto, esse modelo de planejamento flexível é importante para que a poupança seja um conceito habitual na sua rotina; de maneira que não seja gerada uma autocobrança excessiva por guardar valores fixos. Visto que essa cobrança excessiva pode fazer com que você abandone todo o seu planejamento.