Você pode economizar e viabilizar uma poupança de forma orgânica dentro de um planejamento financeiro flexível que considere suas particularidades.
Poupança: processo flexível de investimento planejado
O planejamento financeiro pode ser um desafio pessoal. Entretanto, é possível que você direcione o seu planejamento, de modo que a poupança se torne o resultado de um fluxo positivo e não seja o único objetivo dentro do processo.
Primeiramente, é importante que você tenha clareza sobre qual é a sua situação financeira atual. Sendo assim, separe seus custos entre fixos e variáveis e defina suas metas em curto, médio e longo prazo.
Separe seus custos
De forma sucinta, seus custos fixos são os custos referentes ao seu estilo de vida, tais como o fornecimento referente a energia elétrica; água; telefone; internet; aluguel; plano de saúde; supermercado etc. Os demais custos são variáveis, ainda que você tenha parcelas a pagar no cartão de crédito, já que são dívidas que possuem uma data para sua finalização.
Defina metas
Além dessa separação básica, você deve definir suas metas para que você possa conceituar a poupança como um processo flexível. Por isso, dentro do seu planejamento, suas metas iniciais podem ser referentes aos seus hábitos de compra e consumo.
Esse processo ocorre de uma forma muito simplificada, ao modificar seus hábitos você deve direcionar todos os valores economizados para a sua poupança.
Modifique hábitos e faça trocas financeiramente viáveis
Dessa maneira, você estará reforçando hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis; o que será muito importante para que você visualize o seu processo e construa uma relação positiva com o seu fluxo financeiro pessoal em longo prazo.
Sendo assim, você pode realizar pequenas trocas na sua rotina e direcionar os valores para a poupança. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito comum por uma opção isenta de tarifas.
Poupe os valores economizados
Ao adicionar pequenos valores na poupança de maneira frequente, você irá reforçar sua mudança comportamental; o que poderá direcionar seus planejamentos futuros de maneira mais ampla e eficiente.
Estude outras opções de investimentos de renda fixa
Sendo assim, com o passar do tempo, é possível que você direcione valores fixos para a poupança e defina metas agressivas. Além disso, você também pode conhecer o mercado de investimentos e escolher outras opções de renda fixa para elevar a sua rentabilidade.
Visto que a poupança, dentro dessa ideia de planejamento, se refere ao hábito de poupar, e não exatamente a um único modo de você aplicar o seu investimento.