Planejar uma poupança pode ser um desafio, principalmente se você não estiver em uma situação financeira favorável. Entretanto, é importante que você viabilize uma reserva, ainda que seja com valores relativamente baixos.
Poupança: planeje suas finanças e crie um ciclo financeiro positivo
Em uma pesquisa feita recentemente pela Serasa, muitas das pessoas que se encontram em uma situação de inadimplência na atualidade, informaram que se arrependeram, em algum momento, da ausência de uma reserva de emergência, ainda que fosse uma reserva com valores baixos.
Reserva de emergência
Isso porque muitas dessas pessoas possuem o pagamento de dívidas como um valor pessoal. Porém, em uma situação não controlável, como ocorreu por conta da crise financeira agravada pelo novo coronavírus, muitas dessas pessoas perderam suas rendas mensais, criando um fluxo contraproducentes de endividamento.
Adapte um plano de finanças à sua situação atual
Portanto, ainda que a sua situação financeira não seja positiva, é possível que você elabore um planejamento financeiro pessoal, considerando a sua própria necessidade e realizando um planejamento financeiro de acordo com a realidade para que você consiga direcionar uma poupança, ainda que seja um processo faseado.
Utilize ferramentas de gestão pessoal
Você deve ter clareza sobre a sua situação financeira pessoal através de uma espécie de mapeamento simplificado. Sendo assim, você pode separar seus custos fixos e variáveis através de aplicativos ou ferramentas de gestão.
Faça trocas pertinentes para as suas finanças
Dessa maneira, você poderá obter um parâmetro real de sua situação e verificar possíveis ações. Por exemplo, você pode realizar algumas trocas pertinentes a sua rotina, como trocar produtos bancários tarifados por produtos isentos de tarifas.
Conceitue a poupança como um hábito
Assim sendo, você deve direcionar os valores para a sua poupança, pois ao entender e conceituar a poupança como um hábito, fica mais fácil direcionar os valores, ainda que sejam irrisórios. Posteriormente, você poderá ajustar o valor. Entretanto, dentro de um plano de finanças pessoais para quem está em uma situação financeira negativa, é fundamental que esse controle seja feito.
Adquira hábitos financeiramente saudáveis
Pois, ao adquirir hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis, você tende a modificar a sua relação com o seu dinheiro em longo prazo; o que pode ser bastante relevante para que você crie um ciclo positivo para suas finanças pessoais.
Certamente, considerando um longo prazo, você obterá um ciclo financeiro positivo, através da redefinição de metas e de seus novos hábitos financeiramente sustentáveis. Entretanto, tenha paciência com o seu processo, pois você pode obter sucesso, ainda que o seu fluxo ocorra de forma não linear.