Economia

Poupança: os fatores externos impactam o seu planejamento financeiro

A poupança pode ser conceituada como um processo flexível e adaptável dentro de um planejamento financeiro pessoal. 

Poupança: os fatores externos impactam o seu planejamento financeiro

É possível que você evite criar um ciclo negativo de endividamento, apenas ao ter atenção plena no seu comportamento de compra e de consumo, de modo que você conceitue a poupança como o resultado desse processo, tirando o seu foco dos valores monetários guardados, ao menos no início do planejamento financeiro.

A economia atual impacta o setor de emprego e renda

A situação econômica mundial não está estabilizada desde o início da pandemia, em alguns países, até mesmo antes; ao passo que situações externas como o conflito entre a Ucrânia e a Rússia geram mais instabilidade sobre o cenário econômico atual e seus caminhos futuros.

Sendo assim, é necessário que o cidadão compreenda os fatores externos para que consiga direcionar o seu planejamento financeiro de modo flexível. Visto que esse cenário impacta diretamente o emprego e a renda do cidadão em todos os países. Analisando de maneira sucinta, o cenário externo traz a necessidade de ser resiliente e flexível para que se possa lidar com tantos fatores que impactam negativamente a economia.

Seja flexível e resiliente

Da mesma forma, você deve ser flexível com seu próprio processo. Por isso, caso você não possa direcionar um valor fixo para a poupança neste momento, considere a flexibilidade como um conceito e faça um planejamento financeiro adaptado.

Ao conceituar a poupança como resultado de um processo é possível que gere economia doméstica de maneira simplificada. Por exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito tradicional por um cartão de crédito isento de tarifas, considerando que as fintechs são fontes relevantes de produtos bancários qualificados sem taxas para o cliente final.

Visualize seu processo de forma tangível

Por conseguinte, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança. É de extrema importância que você direcione os valores economizados para a poupança em todas as suas trocas financeiras. Pois,  dessa forma você cria uma forma tangível de visualização do seu processo. Posteriormente, você poderá direcionar valores fixos para a sua poupança. Entretanto, é muito importante que você conceitue o hábito de guardar dinheiro e questione seus impulsos de compra.

Assim sendo, você cria um caminho positivo para que possa lidar com suas finanças pessoais; o que é fundamental para seu futuro, já que você não obterá o planejamento financeiro como algo pontual e sacrificante; e sim como uma maneira de você direcionar a sua vida financeira em longo prazo.