Poupança: novos hábitos de consumo e planejamento flexível
Você pode direcionar a poupança pessoal através de um planejamento que contemple suas necessidades atuais e direcione novos comportamentos. Veja dicas!
Você pode direcionar a poupança pessoal através de um planejamento que contemple suas necessidades atuais e direcione novos comportamentos de compra e consumo.
Poupança: novos hábitos de consumo e planejamento flexível
A poupança pode ser um conceito na sua rotina, de modo que você direcione valores gradualmente considerando novos hábitos na sua rotina.
Centralize seus gastos
Centralizar os seus gastos através de um cartão de crédito sem anuidade pode ser uma boa opção para o seu planejamento financeiro. Por isso, essa pode ser uma troca inicial; já que é possível que você troque produtos bancários tradicionais por produtos isentos de tarifas. Além disso, os aplicativos das fintechs – em sua maioria – facilitam o planejamento financeiro, já que são intuitivos e atualizados.
Separe seus custos fixos e variáveis
Você pode realizar um mapeamento no que tange a sua situação financeira atual. Desta forma, você terá maior clareza sobre quais são seus custos fixos, variáveis e suas metas. Entretanto, é muito importante que você não coloque seu foco nos valores monetários que serão poupados, e sim nos seus novos hábitos de compra e consumo.
Direcione o seu fluxo financeiro
Ao focar em novos hábitos você irá modificar de forma natural o seu relacionamento com o seu fluxo financeiro, o que será muito importante para que você elabore metas agressivas, posteriormente. De modo que tenha disciplina no que diz respeito aos valores fixos.
Visualize o seu processo de modo tangível
É importante que você direcione para a sua poupança todos os valores economizados, ainda que sejam valores irrisórios. Dessa forma, você irá criar uma visualização tangível do seu fluxo; o que será de grande valia para que você analise o que mais é possível modificar de forma orgânica.
Estude o mercado de investimentos
Posteriormente, você poderá rever o seu planejamento, modificar suas metas e direcionar valores fixos para cada uma delas. Além disso, é possível que você analise o mercado de investimentos e conheça outras opções de renda fixa, de modo que a poupança seja o conceito de guardar dinheiro, e não exatamente a única opção de investimento.
Questione seus impulsos de compra e não abdique de controlar suas metas
O mais importante é que você foque nas mudanças comportamentais habituais e questione seus impulsos de compra. Certamente, você pode obter sucesso com o seu fluxo, ainda que o seu processo ocorra de forma não linear.
Por isso, é importante que você não desista do seu processo, caso não cumpra suas metas iniciais. Portanto, acompanhe o seu planejamento e não abdique de controlar suas finanças.