Poupança: modifique hábitos de consumo de modo planejado
A poupança pode ser um objetivo dentro de um planejamento financeiro pessoal. Confira dicas relevantes e adaptáveis!
A poupança pode ser um objetivo dentro de um planejamento financeiro, porém, você pode realizar uma poupança de modo flexível e faseado através de algumas mudanças nos seus hábitos de compra e consumo.
Poupança: modifique hábitos de consumo de modo planejado
É comum que muitas pessoas abdiquem da poupança quando não podem direcionar valores fixos para essa finalidade. Entretanto, você pode criar um meio termo entre guardar o dinheiro e modificar seus hábitos, de modo que o seu planejamento financeiro ocorra de forma flexível e sem cobranças excessivas.
Separe seus custos e defina suas metas
É aconselhável que faça um mapeamento de sua situação financeira atual. Para isso, você pode utilizar uma ferramenta própria para a gestão, como o Trello ou aplicativos de finanças.
Dessa maneira, você poderá separar seus custos fixos de seus custos variáveis e entender melhor quais são os seus gargalos no que tange ao seu consumo, e poderá ter clareza sobre quais são as suas metas em curto, médio e longo prazo.
Faça trocas econômicas na sua rotina
Modificar pequenos aspectos na sua rotina pode ser de grande valia para o seu planejamento financeiro flexível; de modo que você direcione todos os valores economizados para a sua poupança.
Por exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito tradicional por uma opção isenta de tarifas, haja vista as possibilidades disponíveis. O mercado financeiro atualmente oferece diversas opções de cartão de crédito sem anuidade com vantagens através de programas de cashback.
Além disso, você pode verificar outras mudanças dentro do seu estilo de vida que gerem economia doméstica, ainda que essa economia ocorra de maneira simplificada e não linear.
Visualize o seu processo de maneira tangível
Dessa forma, você estará criando uma visualização tangível do seu processo; o que é muito importante para que você obtenha sucesso em longo prazo. Por isso, não coloque o foco nos valores depositados, e sim na frequência com que esses depósitos acontecem. Dessa forma, você estará reforçando hábitos financeiramente saudáveis e modificando a sua relação com o seu dinheiro.
Conheça outras opções de renda fixa
Posteriormente, você poderá adicionar valores fixos para a sua poupança; bem como você poderá conhecer outras opções dentro do mercado de investimentos, considerando a abrangência do mercado de renda fixa.
No entanto, o mais importante é que você tenha foco no seu processo e conceitue a poupança como uma maneira de se relacionar com o seu dinheiro, e não exatamente (ou somente) como o fato de ter valores poupados.