Poupança: hábitos direcionados de forma planejada

Poupança: hábitos direcionados de forma planejada

Direcione seus hábitos e elabore uma poupança por meio de um planejamento financeiro pessoal. Veja dicas relevantes!

O planejamento financeiro pode ser um desafio pessoal, pois pode ser muito difícil viabilizar uma poupança quando a sua situação orçamentária pessoal não está positiva.

Poupança: hábitos direcionados de forma planejada

Entretanto, é completamente possível que você faça um planejamento financeiro focando em novos hábitos de consumo e analisando o seu próprio comportamento de rotina.

Separe seus custos e tenha uma maior clareza sobre seus objetivos

Sendo assim, separe seus custos e tenha uma maior clareza sobre seus objetivos. Para isso, você pode fazer o uso de ferramentas de gestão, como o Trello, que poderá oferecer uma maior amplitude quanto ao seu plano. Já que é possível verificar ações na rotina e planejar em longo prazo.

Quais hábitos podem ser modificados?

Verifique quais hábitos podem ser modificados sem que você abdique do seu estilo de vida. Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito comum por um cartão de crédito sem anuidade oferecido pelas fintechs; bem como você pode trocar uma assinatura de TV a cabo por uma assinatura de streaming.

Você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança

Dessa forma, você não está abdicando dos serviços, porém, estará gerando economia. Por conseguinte, você deve direcionar os valores para a sua poupança, ainda que você os tenha como valores irrisórios. 

Pois, dessa maneira, você estará criando um hábito mental que será de grande valia para modificar a sua relação com o seu dinheiro. Posteriormente, você deve atualizar o seu planejamento para que possa direcionar um valor fixo para a finalidade da poupança.

Não adie o seu planejamento financeiro pessoal e alcance suas metas em curto, médio e longo prazo

Certamente, focar em seus hábitos é uma maneira de registrar algo que já está acontecendo na sua vida financeira e que você negligencia sempre que adia o seu planejamento financeiro pessoal. Por isso, é importante que defina suas metas pessoais considerando o curto, médio e longo prazo. Dessa forma, você poderá verificar pequenas mudanças e questionar suas ações de compra.

Tenha disciplina e seja flexível com o seu processo

É importante que você tenha disciplina, porém, tenha também flexibilidade com o seu processo. Já que ao se cobrar excessivamente pode criar um fluxo contraproducente; o que fará com que abandone o seu planejamento financeiro.

Por isso, ao obter a poupança com um hábito, você estará focando no seu processo e não se cobrará por resultados inflexíveis. Visto que é importante que você adquira hábitos sustentáveis, por isso, comemore pequenas mudanças e não abdique desse tipo de controle.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.