São muitos os fatores de rotina que impedem a elaboração direcionada de uma poupança, principalmente fatores externos, como as crises financeiras e crises pessoais.
Poupança direcionada: dicas para o planejamento financeiro
É muito importante que elabore o seu planejamento financeiro, ainda que a sua situação financeira atual não esteja favorável. Pois quando você negligencia a elaboração de uma poupança, você fica aquém de suas metas pessoais. Sendo assim, direcione um planejamento financeiro, ainda que precise adaptá-lo em longo prazo.
Para começar uma poupança é necessário ter direcionamento, assertividade, planejamento e disciplina
Sabemos que para começar uma poupança é necessário ter direcionamento, assertividade, planejamento e disciplina. No entanto, é completamente possível que você veja a poupança como um hábito e aplique esse conceito na sua rotina, por meio de ajustes em seus hábitos de consumo.
Alimente o hábito da poupança
Ao entender a poupança como um hábito, você deve focar em direcionar para essa finalidade os valores economizados, bem como, os valores referentes a possíveis compras das quais você desistiu, ainda que você veja tais valores como irrisórios.
Separe e categorize os seus gastos por ordem de importância
Por conseguinte, é importante que você separe os seus gastos entre fixos e variáveis e categorize-os por ordem de importância. Dessa forma, para viabilizar uma poupança de maneira natural é necessário realizar essa separação.
O controle de seus gastos é primordial
Na atualidade existem ferramentas de gestão que podem te apoiar no que diz respeito ao planejamento, como o Trello e diversos aplicativos de finanças pessoais. Além disso, esse controle pode ser feito em cadernos ou agendas, já que o mais importante é que você atualize as informações diariamente.
Dica para os inadimplentes
Além disso, caso você seja uma pessoa endividada é interessante que você verifique a possibilidade de renegociar suas dívidas. O Feirão Serasa Limpa Nome pode ser interessante, visto que oferece opções interessantes para a pessoa física, como descontos de até 90% do valor total da dívida.
Cuidado para não criar um novo ciclo de endividamento
No entanto, cabe uma dica valiosa nessa orientação, já que você pode criar um círculo de novo endividamento ao tentar pagar as suas dívidas atuais. Por isso, faça uma espécie de faseamento de suas dívidas, direcionando os valores das parcelas dentro do seu planejamento financeiro pessoal.
Adapte essas dicas e refaça o seu planejamento financeiro periodicamente. Dessa forma, a poupança será um hábito relevante para que alcance suas metas pessoais.