Poupança: dicas para um processo gradativo
É possível viabilizar uma poupança de forma orgânica na sua rotina. Confira dicas para o seu planejamento financeiro!
É possível viabilizar uma poupança de forma orgânica na sua rotina, para isso, é necessário considerar pontos relevantes de seu hábitos de compra e consumo.
Poupança: dicas para um processo gradativo
Para planejar a sua rotina de maneira objetiva, é necessário que a poupança seja parte de um fluxo resolutivo e não a sua única opção. Sendo assim, faça um planejamento que contemple suas particularidades e direcione valores para a poupança de forma gradativa.
Faça trocas econômicas e direcione todos os valores economizados para a poupança, ainda que os valores sejam baixos. Dessa forma, poderá criar um processo tangível de visualização, reforçando hábitos sustentáveis em longo prazo.
Trocas simples
São trocas simples que podem ser viabilizadas para que crie um caminho positivo para construir uma relação com suas finanças pessoais. Por exemplo, troque o seu cartão de crédito comum por uma opção de cartão isenta de tarifas, ou ainda, troque a sua conta tradicional por uma conta digital.
Ao verificar as possibilidades dentro do mercado, poderá conhecê-las de maneira abrangente. Por isso, a poupança não precisa ser a sua única opção, já que ela pode ser parte de um processo que permita que faça mudanças na sua rotina, sendo viável conhecer o mercado de investimentos e outras possibilidades de renda fixa.
Investimentos
O tesouro direto é uma opção viável para quem desejar viabilizar uma reserva de emergência, por exemplo. No entanto, é válido destacar que nenhuma opção dentro do mercado de investimentos pode ser direcionada sem um planejamento específico.
Sendo assim, verifique dentro do seu estilo de vida quais são as trocas que podem ser realizadas e poupe os valores economizados. Lembre-se de que, ainda que sejam irrisórios, são valores importantes para criar um caminho positivo dentro de um processo flexível.
Processo flexível
Não deixe de realizar um planejamento que contemple a poupança dentro de suas possibilidades, já que ao deixar de criar esse processo, está deixando de controlar fatos que já ocorrem na sua rotina, independentemente de suas observações.
Portanto, ainda que o seu processo não corresponda de forma linear, não deixa de fazê-lo de maneira gradativa. Sendo assim, defina metas comportamentais, considerando seus hábitos de compra para que, posteriormente, defina metas mais abrangentes.
É possível viabilizar o seu controle através de um aplicativo de finanças ou de um aplicativo de gestão; o mais importante é que não deixe de controlar o seu processo e de fazer ajustes, sempre que for necessário.