A poupança pode ser o resultado de um processo financeiro pessoal flexível na sua rotina, para isso, é necessário que questione seus hábitos de compra.
Não é necessário abdicar de viabilizar uma poupança na sua rotina, considerando que esse processo pode ser feito de forma flexível, já que muitas pessoas deixam de planejar suas finanças quando não podem poupar valores fixos. É possível inserir a poupança como um conceito dentro da sua rotina. Dessa forma, poderá direcionar valores economizados para essa finalidade, ainda que os valores sejam irrisórios.
É importante que a poupança faça parte do seu fluxo financeiro pessoal como parte do seu processo e não como o seu único objetivo. Dessa forma, poderá questionar seus impulsos de compra e realizar pequenas trocas que sejam pertinentes dentro do seu processo. Por exemplo, é possível trocar um cartão de crédito comum por um cartão isento de tarifas. Da mesma forma, é possível trocar a conta bancária tradicional por uma opção digital.
Além disso, a TV a cabo pode ser cancelada, ao passo que é possível adquirir uma assinatura de streaming. Sendo assim, considere o seu estilo de vida para verificar quais são as trocas viáveis na sua rotina. Contudo, é importante ressaltar que não precisa realizar ações radicais.
A ideia da poupança como um conceito é que observe seus hábitos, modificando o seu modo de consumir. Assim sendo, faça um planejamento que considere suas particularidades, ainda que o seu foco inicial seja no seus hábitos. Sendo assim, não é viável que elabore metas elevadas no início do seu processo; já que a autocobrança pode fazer com que abandone todo o seu fluxo financeiro.
Periodicamente, é viável que faça uma análise financeira e modifique suas metas, considerando valores fixos, de acordo com a sua evolução. Além disso, a poupança pode ser um conceito habitual e não a sua única opção de investimento.
Visto que é possível conhecer o mercado e analisar outras possibilidades de renda fixa, como o Tesouro Direto (TD) e os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), por exemplo. Dessa forma, poderá diversificar a sua renda de maneira planejada.
Contudo, independentemente de optar por ser um investidor, todo o seu processo deve ser feito de maneira planejada para que não perca o controle sobre suas finanças dentro do seu fluxo de rotina.