Economia

Poupança: dicas para realizar um planejamento eficiente

É possível conceituar a poupança na sua rotina por meio de um planejamento financeiro eficiente e objetivo. Para isso, analise quais são seus hábitos de consumo e faça uma troca sempre que for possível.

Poupança: dicas para realizar um planejamento eficiente

A poupança pode ser conceituada como um hábito e não como a sua única opção de investimento. Dessa forma, poderá construir um planejamento que seja eficiente para seus objetivos financeiros.

Faça trocas econômicas na sua rotina

Analise quais são as possíveis mudanças na sua rotina. Por exemplo, troque o seu cartão de crédito atual por uma opção sem tarifas, ou ainda, troque a sua conta bancária por uma conta sem anuidade. Dessa forma, estará gerando economia organicamente, uma vez que não está abdicando de serviços relevantes para a sua rotina.

Visualize o seu processo e sustente as mudanças realizadas em longo prazo

Dentro do conceito de poupança flexível, é viável que todos os valores sejam poupados. Provavelmente, serão valores irrisórios, entretanto, ao realizar esse processo estará criando uma visualização tangível dessas mudanças; o que é muito importante para sustentar suas mudanças em longo prazo e adotar hábitos financeiramente saudáveis.

Por isso, é importante considerar o seu estilo de vida e analisar quais são as mudanças que podem ocorrer, ainda que sejam mudanças sutis. Com o passar do tempo, é importante que analise outras opções dentro do mercado, considerando que o mercado de investimentos é amplo e possui diversas possibilidades para quem deseja investir em renda fixa.

Conheça o mercado de investimentos de forma ampla

O mais importante é que conheça todas as opções de forma planejada. Lembre-se de que não é aconselhável que invista em uma única opção e conheça o mercado de forma ampla, considerando informações oficiais. Portanto, busque por plataformas que possuem autoridade nesta neste segmento, como o Banco Central do Brasil (BCB) e a Bolsa de Valores do Brasil (B3), por exemplo.

Questione seus impulsos de compra

Dessa maneira, estará criando um processo positivo em longo prazo, considerando suas metas e o questionamento orgânico dos seus impulsos de compra e consumo.

Foque nas mudanças positivas na sua rotina

No entanto, esse processo deve ocorrer de forma planejada. Portanto, não abdique de organizar uma poupança de forma gradual, ainda que os valores economizados sejam baixos. Assim sendo, foque na frequência de depósito, já que a frequência representa as suas novas atitudes no que tange ao seu fluxo financeiro pessoal.