Cartão do Auxílio Brasil poderá sacar o Bolsa Família em 2023?

Benificiários do atual Auxílio Brasil estão com dúvidas se poderão usar o cartão de saque do programa no novo Bolsa Família.

Como boa parte da população brasileira já sabe, no próximo ano, o Auxílio Brasil voltará a se chamar Bolsa Família. Devido a essa transição, muitos beneficiários do programa social ficam com dúvidas sobre algumas questões, como, sobre a validade do cartão do utilizado por muitas famílias para sacar o benefício.

O governo eleito, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda não informou se vai liberar uma nova versão do cartão para o Bolsa Família. De todo modo, a medida traria muito custo aos cofres públicos, uma vez que o valor é bancado pelo Ministério da Cidadania. No entanto, a equipe já disse o que deve ser feito no próximo ano.

 

O Bolsa Família 2023 terá um novo cartão?

Conforme as informações da equipe de Desenvolvimento Social, a principio o cartão do Auxílio Brasil poderá ser utilizado no Bolsa Família 2023. De todo modo, não haveria tempo hábil para que novos cartões fossem emitidos para as mais de 21 milhões de famílias beneficiárias.

Cabe salientar que o mesmo aconteceu durante a troca do Bolsa Família para o Auxílio Brasil. No entanto, ao longo do próximo ano, o Governo Lula deve lançar um cartão para o novo Bolsa Família. Segundo informações, os dispositivos já estão em fase de planejamento pela equipe.

 

Como sacar o Auxílio Brasil?

Além do cartão oficial do programa social, os beneficiários podem resgatar o benefício de outras formas. Veja:

Saque no guichê de atendimento: O beneficiário pode se dirigir até uma agência da Caixa e sacar a parcela do Auxílio Brasil no guichê da instituição. Na ocasião, basta apresentar um documento de identificação oficial com foto e solicitar os valores ao atendente.

Saque no caixa eletrônico: Para realizar o saque no caixa eletrônico o beneficiário precisa ter em mãos o cartão do Auxílio Brasil ou do antigo Bolsa Família. Em seguida, basta:

  1. Inserir o cartão no terminal de autoatendimento da Caixa;
  2. Digitar a senha e o valor que deseja sacar;
  3. Conferir e confirmar a operação;
  4. Em seguida, retirar o cartão para finalizar o procedimento.

Também é possível fazer o saque com o cartão nas unidades lotéricas, porém, a tarefa é exclusiva para o titular do benefício. Além disso, é preciso apresentar um documento de identificação oficial com foto.

Saque sem cartão: Embora poucos saibam, o benefício do Auxílio Brasil também pode ser resgatado sem o cartão. Além da movimentação disponível através dos serviços do Caixa Tem, o beneficiário pode gerar um código de saque para realizar o procedimento em um caixa eletrônico, casa lotérica ou correspondente Caixa Aqui. Confira os passos a seguir:

  1. Acesse o Caixa Tem;
  2. Faça o login com seu CPF e senha dos serviços Caixa;
  3. Na tela inicial, toque em “Saque” e digite o valor a ser resgatado;
  4. Feito isto, clique em “Gerar código de saque”. Ele tem validade de 1 hora. Anote a sequência número e vá até um caixa eletrônico da Caixa para efetuar o resgate;
  5. No terminal, toque no botão “Entrar”;
  6. Clique no menu “Saque Auxílio Brasil”;
  7. Coloque o número do CPF e clique em “Confirmar”;
  8. Digite o código de saque gerado no aplicativo;
  9. Informe o valor do saque do Auxílio Brasil e finalize a operação.

Contudo, é importante ressaltar que com o código em mãos o beneficiário pode realizar o saque, também, nas unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.