É possível viabilizar uma poupança através de um planejamento financeiro que contemple suas necessidades de modo flexível.
O planejamento financeiro deve ser feito por todas as pessoas, entretanto, quando a situação financeira não se encontra positiva, muitos abdicam do planejamento e, por conseguinte, da poupança.
A poupança pode ser um conceito na sua rotina financeira, de modo que analise os seus hábitos de compra e consumo, realizando adaptações econômicas.
É possível trocar o seu cartão de crédito atual por uma opção sem tarifas, por exemplo. Da mesma forma, é possível trocar uma conta bancária tradicional por uma conta digital. Visto que as fintechs são fontes de serviços bancários qualificados e, em sua maioria, com tarifas zeradas ou reduzidas para o cliente final.
Dentro do conceito da poupança flexível no seu planejamento financeiro, é importante direcionar os valores economizados para essa finalidade.
Certamente, irá economizar valores baixos. No entanto, estará criando uma visualização tangível do seu processo; o que é primordial para que adquira hábitos saudáveis e sustentáveis em longo prazo.
Considere o seu estilo de vida e verifique outras trocas econômicas na sua rotina. Por exemplo, é possível trocar uma assinatura de TV a cabo tradicional por uma assinatura de streaming, gerando uma economia mensal.
Certamente, com o passar do tempo, poderá direcionar valores fixos para a poupança e definir metas agressivas. No entanto, é muito importante que entenda a poupança como um conceito para que modifique o seu fluxo financeiro de modo orgânico.
Assim sendo, poderá construir uma relação sólida com suas finanças, podendo modificar seus investimentos para além da poupança. Visto que a ideia de planejamento flexível trata a poupança como uma maneira de se relacionar com o seu dinheiro.
É possível conhecer o mercado de investimentos e optar por outras formas de aplicação em renda fixa, como o Tesouro Direto, por exemplo.
É aconselhável que tenha paciência com o seu processo e refaça o seu planejamento periodicamente. Lembre-se de que é possível obter sucesso no seu fluxo financeiro pessoal, ainda que a sua mudança ocorra de forma não linear.
Sendo assim, visualize a sua transformação através da frequência de depósitos na poupança e não foque nos valores monetários guardados no início do seu processo.