A poupança pode ser viabilizada dentro de um processo de planejamento financeiro pessoal de forma flexível. Confira alguns apontamentos importantes e realize o seu controle financeiro.
É comum que muitas pessoas abdiquem da poupança. Entretanto, ainda que não seja possível direcionar um valor fixo para essa finalidade, a poupança pode ser conceituada como uma maneira habitual de lidar com suas finanças pessoais.
Para realizar o seu planejamento financeiro flexível, você deve ter clareza sobre a sua situação financeira atual. Por isso, é importante que você separe os seus custos entre fixos e variáveis, de modo que você possa definir suas metas, considerando o curto, médio e longo prazo.
Você pode viabilizar a poupança através de pequenas mudanças. Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito tradicional por uma opção sem tarifas. Dessa forma, você estará gerando economia dentro da sua rotina, sem abdicar de serviços bancários importantes.
Certamente você irá economizar valores baixos. Entretanto, dentro do conceito de poupança flexível, é importante que você direcione esses valores para essa finalidade, considerando que você estará visualizando o seu progresso de forma tangível.
Por isso, é viável que você faça pequenas economias e direcione todos os valores para a sua poupança sem focar no retorno monetário, e sim na frequência de depósitos.
Com o passar do tempo você poderá modificar o seu fluxo financeiro pessoal e direcionar valores mais elevados para a sua poupança. Ao passo que também é possível definir metas mais elevadas.
Entretanto, é muito importante que você tenha esse conceito de flexibilidade como um caminho para que você construa uma relação saudável e sustentável com o seu dinheiro. Visto que, dessa forma, você poderá conceituar a poupança na sua rotina e diversificar seus investimentos.
Sendo assim, é viável que você analise o mercado de investimentos e estude outras opções de renda fixa. Dessa forma, você poderá diversificar suas opções de modo seguro.
Entretanto, tenha paciência com seu processo e não abdique de modificar hábitos que possam prejudicar suas finanças, ainda que essa mudança ocorra de maneira não linear.