Poupança: a visualização tangível de um processo flexível  - Notícias Concursos

Poupança: a visualização tangível de um processo flexível 

A poupança pode representar a visualização tangível de um processo financeiro flexível. Confira dicas adaptáveis!

O planejamento financeiro pessoal pode ser desafiador, principalmente se você se encontra em uma situação financeiramente negativa, porém, é possível que viabilize uma poupança de maneira orgânica através de alguns pontos de atenção.

Poupança: a visualização tangível de um processo flexível 

A poupança deve ser conceituada como o resultado de um processo financeiro pessoal. Dessa forma, você poderá direcionar o seu planejamento de forma flexível para que você alcance seus objetivos pessoais.

Defina suas metas pessoais

É fundamental que você defina suas metas pessoais, ainda que sejam metas simplificadas, você deve ter clareza sobre quais são seus objetivos em curto, médio e longo prazo, independentemente  de como se encontra a situação financeira atual.

Você deve realizar um mapeamento de suas finanças

 Por conseguinte, você deve realizar um mapeamento de suas finanças; visto que o planejamento e o mapeamento são fundamentais para o seu processo. Para isso você pode utilizar uma ferramenta de gestão, como o Trello, já que a ferramenta permite esse acompanhamento de maneira customizada.

Economize na sua rotina

Após obter o mapeamento do seu cenário atual e a definição de suas metas, você deve verificar pequenas ações que gerem economia doméstica. Você pode trocar o seu cartão de crédito pessoal tradicional por um cartão de crédito sem anuidade.

Dessa forma, você estará economizando, sem abdicar do serviço. No entanto, dentro do conceito da sua poupança como um hábito, você deve direcionar o valor economizado para essa finalidade. 

A poupança deve ser o resultado de uma mudança comportamental

Certamente você irá poupar valorizar baixos. Porém, dentro do seu conceito flexível, a poupança deve ser o resultado de uma mudança comportamental; já que o seu foco deve ser na mudança comportamental e não nos valores monetários guardados.

Visualize o valor guardado pela frequência dos depósitos

Posteriormente, você poderá utilizar outras metodologias para que você direcione valores fixos para a finalidade da poupança. No entanto, dentro de um planejamento financeiro flexível, é muito importante que você visualize o valor guardado pela frequência dos depósitos e não pelos valores iniciais.

Obtenha um resultado relevante para a sua vida financeira em longo prazo

Dessa forma, você está visualizando de maneira tangível a quantidade de vezes que você conseguiu modificar algum processo, alimentando um ciclo positivo e sustentável. Dessa forma, você poderá obter um resultado relevante para a sua vida financeira em longo prazo. Por isso, tenha paciência com o seu processo e não abdique de modificar a sua gestão financeira pessoal através de novos hábitos rotineiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?