Pôster acadêmico: dicas para elaborar um trabalho atraente

O pôster acadêmico ou científico é um tipo de trabalho organizado em banner no qual o autor de uma pesquisa ou estudo acadêmico apresenta de maneira resumida os conteúdos de seu trabalho. Nesse sentido, tem como objetivo apresentar e divulgar os resultados parciais ou finais de um trabalho acadêmico.

Assim, o pôster costuma resumir um relatório de pesquisa, um artigo científico ou mesmo um trabalho de TCC. Esse tipo de trabalho é feito para apresentações orais em eventos científicos. Portanto, costuma apresentar os conteúdos em tópicos e textos curtos e sucintos, que serão explicados em detalhes pelo autor do trabalho ao público que se interessar por seu pôster.

Por isso, o pôster deve ser atrativo visualmente, deve ter um título que desperte o interesse do público e ter uma linguagem simples e objetiva. O tamanho do pôster geralmente é definido pela organização do evento científico, que padroniza os trabalhos. No entanto, ele é composto sempre na posição retrato, ou seja, na vertical.

Como criar um bom pôster acadêmico?

Em primeiro lugar, um bom pôster deve ser bem organizado. Portanto, é preciso apresentar as informações de maneira clara e separada em duas colunas e diferentes blocos para as seções. 

O pôster deve conter três seções, com elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Desse modo, os elementos da primeira seção, os pré-textuais, são: nome ou símbolo da instituição, nome do evento, título do texto, nome(s) do(s) autor(es) e nome do orientador. 

Entre os elementos textuais não pode faltar a introdução, a metodologia, os resultados e a conclusão do trabalho. Nessa parte, o autor pode usar imagens, tabelas e gráficos para expor a pesquisa de forma mais atrativa e clara. É possível apresentar também apenas em texto, no entanto, o pôster será visualmente menos interessante. 

Por fim, o elemento pós-textual que não pode faltar são as referências, as fontes do estudo ou pesquisa. Por conta do pouco espaço, não se deve colocar todas as referências do trabalho completo, apenas aquelas citadas nos elementos textuais do pôster. 

Para garantir o sucesso do seu pôster, aposte em letras mais legíveis, evite o uso de fontes pequenas e cores que podem dificultar a leitura de gráficos. Além disso, crie um título direto, mas que intrigue o seu público.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Crônica: 5 livros para entender melhor o gênero textual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.