Pós-graduação: Diferenças entre mestrado e doutorado

A graduação é uma etapa muito desejada por aqueles que querem garantir uma boa carreira profissional. No entanto, nem sempre o diploma de graduação é o suficiente para conseguir as melhores oportunidades. Então, buscar por um curso de especialização em nível de pós-graduação é o ideal para melhorar o currículo.

Ter mestrado e doutorado no currículo pode ser o melhor passo para conseguir melhores empregos. Mestrado e doutorado são titulações acadêmicas que podem ser conquistadas após a graduação, no entanto, são etapas mais complexas de formação, pois envolvem um plano de carreira acadêmica. Entenda abaixo essas duas etapas.

Como funciona o mestrado?

O pré-requisito para ingressar em um curso de mestrado é já possuir uma pós-graduação. Assim, o aluno deve passar por uma prova específica para comprovar que têm os conhecimentos prévios necessários ao curso. O mestrado é um curso analítico e de pesquisa, mas pode ser profissional ou acadêmico.

O primeiro tem caráter mais analítico e traz conhecimentos teóricos para a atuação prática em uma determinada área. Já o segundo é a melhor opção para quem deseja uma carreira docente e de pesquisa científica. Nesse sentido, cabe ao estudante analisar as vantagens de realizar um curso de mestrado, qual é o mais relevante para os fins desejados.

A duração média desses cursos é de dois anos. Durante os dois anos, os alunos têm aulas teóricas, práticas, pesquisa bibliográfica e muita leitura. Além disso, o estudante precisa realizar um trabalho de pesquisa sob a orientação de um professor doutor da área. Assim, para conseguir o diploma de mestre, o aluno deve apresentar uma dissertação a uma banca de doutores e obter aprovação.

E o doutorado?

Aqueles que desejam obter o título de doutor, por sua vez, têm que passar antes pela graduação e também pelo mestrado. Nesse sentido, o trabalho científico exigido no doutorado é muito mais complexo do que o do mestrado. Assim, é comum que, além das aulas teóricas e práticas e da pesquisa bibliográfica, o doutorando precise realizar também uma pesquisa de campo.

Essa pesquisa de campo é necessária porque o doutorado exige a apresentação de um trabalho final mais aprofundado, que também é acompanhado por um orientador. O pesquisador deve desenvolver e defender uma tese, ou seja, apresentar uma nova visão sobre o tema de estudo. Por isso, esse curso de pós-graduação tem a duração de quatro anos em média.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.