Português para Concursos: 3 dicas de como se preparar para as provas

Dominar a Língua Portuguesa e conhecer de forma ampla a norma culta ou padrão desse idioma é fundamental para exercer funções em instituições públicas brasileiras. Desse modo, os concursos públicos sempre apresentam questões que exigem o conhecimento formal sobre o português.

Além disso, em muitos concursos, há questões discursivas que exigem a escrita de textos com coesão e coerência. Para escrever uma boa resposta, é necessário conhecer bem e saber usar as regras do português. Por isso, as pessoas que estão estudando para concursos devem dar uma atenção especial aos tópicos de português durante a preparação para as provas. Pensando nisso, apresentamos abaixo três dicas para estudar o português para concursos!

Leia muito

No estudo da Língua Portuguesa, estar com a leitura em dia é indispensável, seja a leitura de assuntos científicos ou teóricos ou mesmo a leitura de livros literários. Ler textos escritos em português ajudará o concurseiro nas questões de interpretação e de compreensão.

Além disso, a leitura de determinados textos possibilitará a familiarização com a linguagem formal que é empregada e cobrada nas provas. Nesse sentido, o ideal é ler textos que obedeçam as normas gramaticais e tenham certo nível de formalidade, como textos jornalísticos de plataformas renomadas, bem como na leitura de livros impressos ou de artigos de divulgação científica, por exemplo.

Estude com materiais adequados

No estudo para concursos priorizar materiais escritos e formatados exclusivamente para concurseiros pode facilitar muito o processo de aprendizagem. Não é diferente no estudo do português.

As gramáticas produzidas com foco no português para concursos públicos costumam apresentar, por exemplo, questões de provas anteriores e explicações detalhadas do gabarito. Desse modo, são ótimas opções para o concurseiro, mesmo que sejam mais caras, valerá a pena o investimento.

Estude os aspectos formais da língua

Por fim, é fundamental manter o foco em aspectos formais da língua, mas sem deixar de lado os diversos usos da língua. O candidato deve ter o domínio da escrita formal e das normas gramaticais do português e também deve reconhecer os usos coloquiais da língua. Portanto, estude os tópicos gramaticais indicados no edital e também as variações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.