Português: Artigo para vestibulares e Concursos Públicos

Alguns assuntos de Língua Portuguesa estão sempre presentes em  provas de vestibulares e Concursos Públicos, entre eles estão os conhecimentos sobre artigo, uma das dez classes gramaticais de palavras.

Os artigos formam uma classe fechada de palavras e funcionam como determinantes na língua. Desse modo, especificam se um nome (substantivo) é definido ou indefinido.

Além disso, os artigos são variáveis em gênero e número, logo, concordam em gênero e número com os substantivos que antecedem. Desse modo, temos as seguintes frases:

A garota perdeu o ônibus escolar.

As camélias desabrocharam.

Vi que copo estava imundo.

Os pratos precisam ser lavados.

Desse modo, temos a separação dos artigos em masculino e feminino, singular e plural e definido e indefinido. Veja as possibilidades abaixo:

  • O, os: masculino definido, singular e plural
  • Um, uns: masculino indefinido, singular e plural
  • Aas: feminino definido, singular e plural
  • Uma, umas: feminino indefinido, singular e plural

Definidos e indefinidos

Os artigos definidos (o, os, a, as) funcionam então para tornar um substantivo específico, dando a ele um caráter único. As frases a seguir são exemplo disso:

Dentre todas, a blusa amarela foi aquela que mais agradou.

Estes são os rapazes que desejam a vaga.

Nesse sentido, os artigos indefinidos (um, uns, uma, umas) agem de forma contrária sobre os substantivos, atribuindo a eles sentido vago, ou inespecífico. Podemos observar isso nos exemplos abaixo:

Umas meninas passaram correndo, não sei se eram suas alunas.

Um homem mal encarado roubou a bolsa daquela senhora.

Quero umas frutas quaisquer, desde que estejam frescas.

Em provas de vestibulares e Concursos Públicos, os artigos costumam ser muito cobrados quando combinados com preposições, pois estes podem se juntar às preposições “a”, “em”, “de” e “por”, mudando de forma.

Além disso, também podem ser cobrados em relação ao uso da crase. Principalmente em concursos, o emprego do artigo é muito importante em questões de crase. Se você está se preparando para alguma prova, veja nosso artigo sobre o emprego da crase para entender melhor.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário.

Veja mais dicas de ortografia do português aqui.
Dicas de português: É junto ou separado?

https://noticiasconcursos.com.br/noticias-concursos/descomplique-o-uso-da-crase/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.