Por que? Razões da extinção de megafaunas por ações humanas

Conheça como os gigantes pré-históricos sumiram em algumas localidades

Muito se discute sobre a extinção de megafaunas. Há estudos que indicam que algumas delas ocorreram pelas mudanças climáticas. No entanto, outras estão no rol das vítimas de ações humanas.

A seguir você pode entender melhor como ocorreram duas delas: a extinção da megafauna norte-americana e a australiana. Ambas são muito conhecidas por terem sofrido nas mãos do homem, que descobria o poder da caça, entre outras novidades que arruinariam os gigantescos animais.

Conheça!

Extinção da megafauna australiana

O desastre da Austrália há 45.000 a 50.000 anos coincidiu com a chegada dos humanos.

A megafauna antiga da Austrália era diferente de criaturas encontradas em qualquer outro lugar do mundo: eles incluíam leões marsupiais gigantes, marsupiais do tamanho de hipopótamos chamados diprotodontes (basicamente wombats gigantes), lagartos que cresciam até 23 pés e enormes pássaros que não voavam, aparentados com aves aquáticas.

Embora a causa de suas extinções há cerca de 42.000 anos permaneça sem solução, as principais teorias apontam para a mudança climática, ecossistemas modificados causados ??pela disseminação de humanos, exagero ou uma combinação dos três.

Norte-americana

Durante a Época Pleistocena, as Américas foram habitadas por alguns dos maiores mamíferos que já caminharam sobre a Terra – preguiças gigantes, mamutes peludos, cavalos, castores gigantes, enormes ursos das cavernas e até leões americanos e chitas.

Embora os especialistas tenham debatido por muito tempo a causa de sua morte coletiva, ninguém nega a estranha coincidência de que todos eles foram extintos simultaneamente por volta de 13.000 anos atrás, assim que caçadores humanos empunhando ferramentas de pedra chegaram pela primeira vez do outro lado da ponte de terra de Bering.

A teoria comum de que os humanos eliminaram a megafauna norte-americana é amplamente conhecida como “exagero”.

E então, gostou de saber mais sobre isso? Compartilhe com quem gostaria de conhecer!

Não deixe de ler também outros artigos semelhantes: 3 desastres ambientais antigos causados pelo homem3 civilizações antigas que sofreram colapsos causados pelo homem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.