Pontos Relevantes Para o Sucesso Em Uma Entrevista de Emprego

Como obter sucesso em uma entrevista de emprego?

Não existe uma fórmula do sucesso em uma entrevista de emprego. Todavia, existem pontos que podem ser direcionados pelo candidato para que não fique aquém de seu potencial. 

Sendo assim, para aumentar a sua chance de sucesso em uma entrevista de emprego é importante que tenha clareza quanto às suas respostas para que repasse ao selecionador uma mensagem positiva sobre as suas competências e potencial para a vaga.

Algumas dicas no que diz respeito ao seu comportamento e postura 

Sendo assim, a sua postura pessoal pode fazer a diferença durante a entrevista de emprego. Sendo assim: 

  • Não cruze braços e pernas;
  • Não deixe bolsas ou mochilas em seu colo;
  • Tenha atenção plena ao que está sendo dito;
  • Aperte firme a mão do seu entrevistador;
  • Treine sua respiração para diminuir a ansiedade;
  • Procure ter assertividade nas respostas;
  • Tire suas dúvidas. 

Método STAR na entrevista de emprego

Sendo assim, a metodologia STAR pode ajudar a ter um direcionamento assertivo para as suas respostas. 

  • Situation (Situação);
  • Task (Tarefa); 
  • Action (Ação);
  • Result (Resultado).

Sendo assim, você relata a situação, informa o que deveria ter sido feito. Posteriormente, informe ao entrevistador a ação que você tomou e qual foi o resultado. Certamente essa tática poderá direcionar suas respostas de forma assertiva durante a entrevista de emprego.

 Por que devemos te contratar?

Essa pergunta é simples, porém a sua resposta pode ser um diferencial . Por isso, é importante que tenha uma resposta assertiva e realista. 

Sendo assim, busque relacionar valores da empresa com os seus, ou ainda, detalhes da vaga com seus objetivos de carreira. Pois, essa é uma das respostas mais relevantes em uma entrevista de emprego.

Demonstre sempre interesse pela empresa

Geralmente, o selecionador pergunta ao candidato sobre o que ele sabe da empresa. Por isso, é importante conhecer a missão, visão e valores da organização. 

Além disso, pode ressaltar quais os pontos com os quais você se identifica com a empresa. Bem como, tire suas dúvidas ao final da entrevista de emprego.

Segurança e clareza em uma entrevista de emprego

Não há uma única postura para que se direcione com sucesso em uma entrevista de emprego. Porém, você pode se atentar aos pontos citados aqui para que direcione a sua narrativa, tenha uma postura profissional e não se deixe dominar pela ansiedade e nervosismo. 

Certamente, a melhor dica é que você seja você mesmo, não ficando aquém do seu potencial. Por isso, o autoconhecimento profissional é fundamental. Somente conhecendo seus pontos fortes e pontos a melhorar, poderá ter mais segurança e clareza em uma entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.