Pontos Relevantes – Entrevista de Emprego

O sucesso em uma entrevista de emprego é multifatorial

Para que o candidato tenha sucesso em uma entrevista de emprego é importante se atentar a alguns pontos relevantes referentes ao seu comportamento, postura e construção de sua narrativa.

O sucesso de um candidato durante uma entrevista de emprego é multifatorial. Por isso, há fatores tangíveis e intangíveis que necessitam de atenção por parte do candidato.

Postura e direcionamento assertivo

Sendo assim, trouxemos algumas dicas para que se atente e aumente suas chances de sucesso através de sua postura e direcionamento assertivo.

Dessa maneira, evite cruzar braços e pernas, bem como, evite gesticular excessivamente. Além disso, controle o seu próprio tom de voz, esse controle é fundamental durante uma entrevista de emprego.

Tenha atenção plena ao que você mesmo diz e contextualize os fatos 

No entanto, esse controle ocorre de forma natural quando você presta atenção plena ao que você mesmo está dizendo. Além disso, a construção da sua narrativa precisa seguir a ordem cronológica inversa do seu currículo, ou seja, deve contar os fatos do último para os anteriores, considerando sempre os pontos fortes de sua atuação na empresa.

Por isso, é importante que tenha autoconhecimento sobre suas competências e habilidades, bem como, se possível apresente resultados obtidos dentro das empresas pelas quais você passou.

A cultura da empresa direciona suas respostas e a sua vestimenta 

 Além disso, é muito importante que o candidato se vista de acordo com a cultura da empresa e isso é possível através da análise do site da organização. 

Conheça a missão, visão e valores da empresa

Analise a missão, visão e valores da empresa, pois, dessa forma, poderá se direcionar assertivamente. Bem como, essa análise cultural poderá te orientar quanto a maneira de se vestir para a entrevista de emprego.

Pois, se a sua entrevista ocorrer em uma startup, a vestimenta deve ser casual. Já, se a sua entrevista ocorrer em uma empresa tradicional, deve se vestir de maneira formal. 

Pontos relevantes como o contato visual e firmeza no aperto de mãos fazem diferença 

Certamente, essa análise cultural poderá direcionar suas respostas. Além disso, é importante focar suas respostas. 

Outros pontos, como o contato visual com o seu entrevistador e um aperto de mão firme, são importantes durante a entrevista de emprego. Por isso, são muitos fatores que amparam a entrevista de emprego e direcionam a postura do candidato, aumentando suas chances de sucesso durante o processo seletivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.