Podium de curto prazo: instituições com melhores previsões para cada variável fiscal
A Secretaria de Política Econômica (SPE) divulga atualização do Podium de curto prazo, de acordo com o Ministério da Economia. Saiba mais!
A Secretaria de Política Econômica (SPE) divulga atualização do Podium de curto prazo, de acordo com o Ministério da Economia (ME). Conforme destaca a divulgação oficial, o relatório elenca as cinco instituições com melhores previsões para cada variável fiscal.
Podium de curto prazo: instituições com melhores previsões para cada variável fiscal
A Secretaria de Política Econômica (SPE) divulgou nesta segunda-feira (4/7) a atualização do Podium de curto prazo de dezembro de 2021 a maio de 2022. De acordo com as informações oficiais do Ministério da Economia (ME), o documento apresenta os rankings das instituições participantes do Prisma Fiscal com maior acurácia em suas previsões.
Diversos fatores são considerados na análise do prisma fiscal
O Podium de curto prazo é um ranking das instituições com melhores previsões para cada variável fiscal nos últimos seis meses. De acordo com o Ministério da Economia (ME), o ordenamento é feito com base em equações que determinam penalidades para cada instituição.
Dessa forma, considerando o desvio de suas projeções para o valor ocorrido e a regularidade de participação. Ou seja, quanto mais regular e mais precisa é a instituição, menor a penalidade e, consequentemente, melhor sua posição no ranking. Confira os dados oficiais!
Arrecadação das Receitas Federais
colocação instituição erro (%)
1º CONSTANCIA INVESTIMENTOS 4,72
2º MAPFRE INVESTIMENTOS 4,72
3º PARCITAS INVESTIMENTOS 4,84
4º SPX CAPITAL – GESTÃO DE RECURSOS 4,85
5º J.P.MORGAN 5,00
demais instituições (média) 9,78
Receita Líquida do Governo Central
colocação instituição erro (%)
1º CONSTANCIA INVESTIMENTOS 6,31
2º MAPFRE INVESTIMENTOS 7,00
3º TELEFONICA 7,45
4º SPX CAPITAL – GESTÃO DE RECURSOS 7,61
5º BANCO SANTANDER BRASIL 8,10
demais instituições (média) 12,90
Despesa Total do Governo Central
colocação instituição erro (%)
1º BANCO SANTANDER BRASIL 3,55
2º NOVUS CAPITAL 3,64
3º RABOBANK 3,68
4º CAIXA ASSET 3,98
5º SAFRA ASSET MANAGEMENT 4,55
demais instituições (média) 8,88
Resultado Primário do Governo Central
colocação instituição erro absoluto médio
1º SPX CAPITAL – GESTÃO DE RECURSOS 8.111,18
2º BANCO VOTORANTIM 12.303,94
3º BANCO COOPERATIVO SICREDI 13.667,44
4º MAPFRE INVESTIMENTOS 14.083,66
5º J.P.MORGAN 14.156,85
demais instituições (média) 22.553,09
Observações
O documento oficial observa que erro(%) = Razão entre erro absoluto médio de projeção e valor absoluto médio da variável no período, acrescidas as penalidades por frequência conforme Nota Metodológica disponível em http://www.fazenda.gov.br/prisma-fiscal.
Erro absoluto médio = somatório dos erros absolutos de projeção no período, dividido por 6, destaca a divulgação oficial do Ministério da Economia (ME).
Acompanhe as plataformas oficiais
Acompanhe as fontes oficiais do Governo Federal e entenda os diversos fatores que impactam a economia de forma direta e indireta. Visto que, muitos fatores impactam a inflação e, por conseguinte, o fluxo de oferta e demanda; o que impacta diretamente a rotina do cidadão no que tange ao seu consumo básico e ao seu poder de compra.