Dissertação: informações essenciais para o seu texto

Dicas essenciais

Dissertação: informações muito importantes para o seu texto

A dissertação, também conhecida como texto dissertativo, é um tipo textual muito usado por provas de redação dentro dos principais vestibulares, concursos e prova do ENEM.

É muito importante que você saiba fazer uma dissertação. Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com algumas informações essenciais sobre aspectos desse tipo textual.

Vamos conferir!

Dissertação: introdução

A dissertação é um texto objetivo que deve ser escrito de acordo com uma determinada estrutura. Para que você consiga alcançar um bom desempenho na sua prova de redação, é muito importante que você siga a estrutura e a linguagem previstas para o tipo textual em questão.

Dissertação: estrutura do texto

A estrutura de um texto dissertativo pode ser dividida em três partes principais. Vamos conferir, a seguir, quais são elas:

1. Introdução: o parágrafo de introdução deve ser utilizado para apresentar o tema do texto para o leitor, bem como a tese que está sendo adotada por você diante da linha temática da prova. É importante que você deixe muito claro para o corretor qual é a posição que você adotou diante da questão a ser discutida ao longo dos demais parágrafos do texto.

2. Desenvolvimento: os parágrafos de desenvolvimento devem expor a sua tese, ou seja, os seus argumentos. Isso deve ser feito por meio de argumentos sólidos e pertinentes e também por meio do uso de repertórios coerentes com o tema.

3. Conclusão: o parágrafo de conclusão é o responsável pelo fechamento do texto. Nele, você deve fazer um pequeno resumo das ideias desenvolvidas na redação.

Dissertação: linguagem

A linguagem de uma dissertação deve ser clara e objetiva. Tente evitar o uso de períodos longos e da ordem indireta. É importante também que você faça uso de uma pontuação correta e evite a linguagem coloquial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.