Não é novidade para ninguém que os pneus são de suma importância para os veículos, sobretudo porque são itens essenciais para uma condução segura de qualquer automóvel. Contudo, o que poucas pessoas sabem é que algumas ações dos condutores podem fazer com que esse componente tenha uma vida mais longa, o que pode garantir uma economia no bolso dos cidadãos.
Os pneus, como se sabe, estão cada vez mais caros e representam um valor muito significação na manutenção de qualquer veículo. Sobretudo porque o carro precisa de pelo menos quatro itens em condições ideais para entrar na pista.
Nesse sentido, existem algumas dicas que podem melhorar a durabilidade dos seus pneus, evitando trocas antes do tempo ideal, entre outros problemas.
Dicas para fazer o seu PNEU durar mais tempo
1. Arrancadas e frenagens bruscas
Sim, o hábito de arrancadas e frenagens bruscas, por mais que seja satisfatório aos praticantes, é proibido por lei e prejudica os pneus dos veículos. Portanto, ao sair de uma sinaleira, por exemplo, tente manter uma aceleração progressiva e constante. Ademais, evite também frenagens bruscas.
Em regra: quanto maior o atrito do pneu com o asfalto, maior será o desgaste. Fique atento.
2. Calibragem
Um outro procedimento de suma importância é a calibragem correta dos pneus. Além da segurança na condução, os condutores podem obter economia com essa simples prática e fazer os pneus dos veículos durarem muito mais.
Sendo assim, procure calibrar os pneus a cada 15 dias, sempre de acordo com o indicado pela fabricante no manual do carro.
3. Alinhamento e balanceamento
Além disso, para conservar e deixar os seus pneus em dia, a recomendação é a realização do alinhamento e balanceamento. Com isso, garante-se que o carro está transitando nas vias na geometria ideal e que não há nenhum desgaste excessivo nos pneus.
4. Rodízio
Ademais, aqui vai uma dica muito importante: o rodízio. Sim, essa prática é de extrema importância para que os pneus do seu veículo. Sendo assim, trocar a posição dos itens periodicamente diminui o desgaste e aumenta a vida útil dos seus quatro pneus.
Em regra, consulte sempre o manual do seu veículo para realizar o procedimento de acordo com a recomendação do fabricante.
5. Direção Defensiva
Por fim, mas não menos importante, a maneira como você dirige seu veículo influencia diretamente no desgaste dos pneus, sabia? Dessa forma, a recomendação é simples: procure manter um estilo de direção mais defensivo.
Além das acelerações e frenagens progressivas citadas anteriormente, faça uma redução na velocidade para fazer curvas. Sem esforçar tanto o pneu, o desgaste é menor e há um prolongamento da vida útil desses componentes tão importantes para os veículos.