Plutocracia: Características dessa forma de governar um estado

Plutocracia é um termo que descreve uma sociedade governada direta ou indiretamente por pessoas extremamente ricas.

Uma característica comum da plutocracia é a adoção frequente de políticas governamentais que beneficiam os ricos, muitas vezes às custas das classes mais baixas.

Visto que a plutocracia não consiste em uma filosofia política reconhecida ou forma de governo, raramente admite-se ou defende-se sua existência. Pelo contrário, a palavra é normalmente usada para criticar o que é considerado um sistema injusto.

Descubra mais pontos relativos a essa forma de governo. Afinal, ela pode aparecer em provas de vestibulares, concursos, assim como no próximo Enem.

Definição de Plutocracia

A plutocracia descreve um tipo reconhecido de governo, como democracia, comunismo ou monarquia, que, intencionalmente ou pelas circunstâncias, permite que os ricos controlem a maioria dos aspectos políticos e econômicos da sociedade.

Ela pode se instalar diretamente pela promulgação de políticas econômicas vantajosas para os ricos, como créditos fiscais para investimentos. Ou indiretamente, tornando recursos sociais vitais, como educação e saúde, mais facilmente acessíveis aos ricos do que às classes menos favorecidas financeiramente.

Embora a plutocracia possa ser encontrada em algum grau em todas as formas de governo, é muito mais provável que se torne permanente naquelas que não permitem eleições livres regulares, como totalitarismo, autoritarismo e fascismo. Em países democráticos, o povo tem o poder de retirar os plutocratas do cargo.

Enquanto o primeiro registro do uso do termo em inglês data de 1631, o conceito de plutocracia está presente desde os tempos antigos. Já em 753 a.C, o Senado do Império Romano tinha o controle realizado por um grupo de aristocratas cuja riqueza lhes dava o poder de eleger funcionários do governo local e ditar novas políticas sociais.

Outros exemplos de plutocracias históricas incluem o Japão antes da Segunda Guerra Mundial sob o imperador Hirohito e o Reino da França antes da Revolução Francesa de 1789.

Em 1913, o presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt escreveu, “de todas as formas de tirania, a menos atraente e mais vulgar é a tirania da mera riqueza, a tirania de uma plutocracia.”

Plutocracia x Oligarquia

Uma oligarquia é um tipo de governo governado por um pequeno grupo de pessoas escolhidas por qualquer um dos vários atributos. Como por exemplo: educação, histórico militar, status social, educação, religião ou riqueza.

Em uma plutocracia, apenas os ricos lideram o governo. Nem sempre funcionários do governo, os plutocratas podem ser indivíduos privados extremamente ricos que usam sua riqueza para influenciar funcionários eleitos por meios legais e ilegais. Incluem-se lobby, suborno e contribuições consideráveis para a campanha eleitoral.

Na prática, tanto as plutocracias quanto as oligarquias representam a voz de uma minoria egoísta da sociedade. Como resultado, os termos geralmente expressam o medo de que uma minoria governante coloque seus interesses e prioridades acima dos do país. Nesse contexto, o povo está mais sujeito a sofrer opressão e discriminação tanto sob as oligarquias quanto sob as plutocracias.

E então, gostou de conhecer mais sobre essa forma de governo?

Não deixe de ler também – Aristocracia e Oligarquia: O que são e quais as diferenças

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.