Plataforma poderá ajudar a avaliar conhecimentos de alunos

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolveu em parceria com o MEC (Ministério da Educação) uma plataforma de avaliações que irá auxiliar gestores escolares a medir o aprendizado dos estudantes.

Intitulada Avaliações Diagnósticas e Formativas, a plataforma ficará disponível para professores, diretores e gestores de todo o país a partir de 2022.

A plataforma apresenta diversas avaliações que podem ser impressas e aplicadas em sala de aula. Além disso, fornece também respostas comentadas para as avaliações propostas. Os profissionais poderão ainda fazer a análise dos resultados dos exames e do desempenho dos estudantes por meio da plataforma. 

Conteúdos do novo ensino médio serão inseridos em 2022

A plataforma já conta com diversas avaliações referentes ao conteúdo programático do ensino fundamental. A partir do ano que vem, a plataforma contará com materiais também para o ensino médio, com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês e Ciências da Natureza.

De acordo com a diretora do CAEd, Lina Kátia Mesquita de Oliveira, a plataforma fornecerá aos professores instrumentos detalhados para melhorar a aprendizagem.

“Não adianta pensar na implementação do currículo do ensino médio sem pensar em proposta de nivelamento, sem pensar em acertar passo dos estudantes, para que consigam prosseguir com sucesso seus estudos”, afirma a representante do CAEd.

De acordo com o MEC, o novo currículo começará a ser implementado em 2022, a começar pela 1ª série do ensino médio, mas a implementação será gradual. Desse modo, haverá o avanço para as 1ª e 2ª séries em 2023, alcançando a 3ª série apenas em 2024. A pasta prevê completar o ciclo da reforma do ensino médio no prazo de três anos.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também A UEMA irá divulgar resultados dos pedidos de isenção do PAES 2022 em janeiro; confira datas e mais informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.