Plataforma lança simulador gratuito da nota do Enem

Aconteceu neste domingo (17) a prova de Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas do Enem 2020. No próximo dia 24 de janeiro ocorrerá a avaliação referente a disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática.

Entretanto, um grupo de 100 mil candidatos prestarão a versão digital da prova, que acontecerá nas seguintes datas:

  • 31 de janeiro de 2021 – Prova digital de Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas.
  • 07 de fevereiro de 2021– Prova digital de Ciências da Natureza e Matemática.

Apesar dos gabaritos oficiais do Enem saírem na semana seguinte à realização do exame, as notas só saem cerca de 2 meses após as provas.

Isso faz com que muitos estudantes ansiosos sobre o seu desempenho. E consequentemente m relação à instituição de ensino superior que poderão cursar.

Afinal, o Enem como método de ingresso da faculdade funciona mediante à nota final. Desse modo, saber o resultado pode ajudar muito nesse preparo.

Como simular a nota do Enem?

Para aqueles que desejam saber gratuitamente e com máxima precisão seus resultados antes do dia 29 de março de 2021, basta entrar no site: https://www.suanotadoenem.com.br/, fazer o cadastro e apontar as respostas marcadas em cada uma das questões do ENEM 2020.

A partir dos dados divulgados pelo INEP nas edições anteriores do ENEM (2013-2017), o sistema estimará sua nota aproximada em 2020.

Vale lembrar que o Enem utiliza o método de correção da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Ele leva em conta a dificuldade de cada questão respondida.

Ou seja, aquelas com baixos índices de acerto (consideradas difíceis) têm um peso maior na pontuação final do que questões com altos índices de acerto (consideradas fáceis).

Sendo assim, as notas finais dependem do perfil das questões certas, e não da quantidade. Desse modo, fica impossível ter uma ideia da nota apenas verificando o gabarito.

‘Com a TRI, a nota do aluno não representa um desempenho individual, mas sim a posição que ele ocupou na escala onde todos os demais participantes também são incluídos. Essas escalas são como uma reta numérica, em que os números representam posições. Para construí-las, a cada edição do Enem a dificuldade das questões é equalizada com a escala de proficiência padronizada do exame. O que faz com que os resultados possam ser comparáveis ano a ano, mesmo com a aplicação de provas diferentes em públicos distintos’, explica Diego Camacho, Chief Data Officer da TRIEduc.

E então, gostou de conhecer essa notícia?

Não deixe de ler também – Inep divulga prazo para candidatos com covid pedirem reaplicação de provas do Enem 2020

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.