Plataforma GOV.BR: novidades e avaliações na declaração do IRPF - Notícias Concursos

Plataforma GOV.BR: novidades e avaliações na declaração do IRPF

A plataforma GOV.BR trouxe novidades e avaliações na declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022. Saiba mais!

O Ministério da Economia destacou a elevação do volume de contribuintes que enviaram a declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) através do modelo pré-preenchido, por meio da plataforma GOV.BR.

Plataforma GOV.BR: novidades e avaliações na declaração do IRPF

De acordo com recente divulgação oficial realizada pelo Ministério da Economia, uma grande novidade do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) deste ano foi a realização da avaliação do serviço pelos contribuintes. Ao final do processo de entrega do documento, o usuário foi convidado a avaliar a sua experiência com o serviço, podendo escolher uma nota de 1 a 5 estrelas. 

Aspectos que requerem melhorias

Além disso, o contribuinte podia indicar quais aspectos contribuíram para sua avaliação (rapidez, usabilidade, confiabilidade, atendimento, informações, esforço) e classificar a adequação do cumprimento do prazo do serviço, destaca o Ministério da Economia.

Destaques específicos

As mais de três milhões de pessoas que participaram da pesquisa classificaram o serviço com nota média de 4,30, numa escala de até 5 pontos. Os aspectos que receberam a maior pontuação, com nota 4,62, foram “o serviço foi cumprido dentro do prazo adequado” e “as informações fornecidas estão seguras”.  

Secretaria de Governo Digital (SGD): aprimoramento dos serviços públicos

Conforme destaca o Ministério da Economia, a Declaração do Imposto de Renda tornou-se o serviço do GOV.BR com maior número de avaliações. A iniciativa, implementada de forma inédita no IRPF pela Receita Federal do Brasil, Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia e Serpro, tem o objetivo de aprimorar os serviços públicos por meio da participação e avaliação do cidadão, conforme estabelece a Portaria 548, de 24 de janeiro de 2022.

Níveis de acesso ao GOV.BR  

Para ter acesso à facilidade da declaração pré-preenchida, os contribuintes só precisam da identidade digital nível ouro ou prata no GOV.BR. 

Nível prata da conta GOV.BR

De acordo com a divulgação oficial, o nível prata está disponível para dois tipos de usuários: os que fazem o reconhecimento facial pelo aplicativo GOV.BR para conferência de sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH) pela Secretaria Nacional de Trânsito; e pelos que realizam a validação dos seus dados via internet banking de um dos bancos credenciados.

Nível ouro da conta GOV.BR

Para o nível ouro, a pessoa deve fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo GOV.BR para conferência de sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) ou realizar a validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil, o aplicativo da conta GOV.BR pode ser baixado gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?