Plataforma GOV.BR: bombeiros do DF já podem acessar a versão digital da identidade militar

Bombeiros do DF já podem acessar a versão digital da identidade militar na plataforma GOV.BR. Saiba mais detalhes!

A Carteira de Identidade Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) já está disponível, em formato digital, na plataforma GOV.BR, de acordo com informações do Ministério da Economia (ME).

Plataforma GOV.BR: bombeiros do DF já podem acessar a versão digital da identidade militar

Com isso, os bombeiros do DF são os primeiros entre os militares das forças auxiliares a ter acesso à versão digital da identidade militar na carteira de documentos do GOV.BR. 

Inicialmente, a modernização contemplará os militares ativos, e, em uma próxima etapa, os inativos e pensionistas terão acesso ao mesmo modelo do documento na plataforma, destaca a divulgação oficial.

GOV.BR

A identidade digital no aplicativo GOV.BR, que tem validade em todo o país, traz mais praticidade ao cidadão, permitindo o acesso aos dados de identificação diretamente pelo celular, sem a necessidade de ter o documento físico em mãos, o que garante mais segurança contra perdas e roubos, informa o Ministério da Economia (ME).

Parceria

O documento – fruto da parceria entre o CBMDF e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, com o apoio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – junta-se a outros disponíveis na carteira do GOV.BR, como a CNH Digital. 

Ele facilita o acesso a outros serviços públicos no aplicativo, como a Prova de Vida, que também está acessível no formato digital a esses militares. A identidade está disponível também a todos os militares das Forças Armadas Brasileiras, tanto os da ativa quanto os da reserva, destaca o Ministério da Economia (ME).

Como acessar

De acordo com informações oficiais, para acessar a Identidade Militar digital, é necessário baixar o aplicativo GOV.BR, disponível para smartphones com sistemas operacionais iOS e Android. Na página inicial do app, é necessário clicar em ‘Carteira de documentos’ e, depois, no ícone ‘+’, selecionar o documento desejado e clicar em “Adicionar documento”. Logo depois, o documento aparece na carteira de documentos.  

O documento digital no GOV.BR está disponível apenas para usuários que tenham níveis de identificação Prata ou Ouro na plataforma. Para aumentar o nível, o cidadão deve fazer o login com suas credenciais do internet banking ou realizar o reconhecimento facial no aplicativo. 

Reconhecimento

O reconhecimento das informações de identificação do militar só é realizado com pessoas que já tenham emitido a carteira em policarbonato, devido à digitalização dos dados, explica o Ministério da Economia (ME).

O sistema exige também uma revalidação do documento sempre que o militar for promovido, por meio de um processo de autenticação obrigatório realizado no próprio aplicativo, informa a publicação oficial. O registro de identificação vencido precisa ser renovado antes de ser incorporado ao app, detalha o Governo Federal.

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