São muitos os fatores que impactam no planejamento financeiro pessoal ou familiar, principalmente em situações de crises econômicas, como essa na qual estamos inseridos na atualidade, considerando a elevação constante da inflação e o seu impacto diretamente no consumo de bens e serviços de primeira necessidade.
Planejamento financeiro e a adaptabilidade em situações de crise econômica
Sendo assim, muitas pessoas acabam ficando aquém do seu planejamento por conta da inviabilização de uma poupança. Já que é necessário direcionar valores para essa finalidade. Por isso, quando a situação financeira está negativa, o planejamento fica em último caso.
No entanto, é exatamente neste momento que é necessário que você elabore um planejamento financeiro de modo que você considere suas necessidades e particularidades.
Você poderá focar em seus hábitos ao direcionar valores economizados para a sua poupança
Assim sendo, você poderá focar em seus hábitos ao direcionar valores economizados para a sua poupança. Posteriormente, conforme o seu planejamento evoluir, você pode direcionar os valores fixos para essa finalidade.
Todavia, é muito importante que você crie o seu planejamento de maneira que você respeite as suas limitações atuais, porém, modifique a sua relação com o dinheiro.
Categorize os seus gastos
Sendo assim, sugerimos que você separe e categorize os seus gastos para que você tenha clareza sobre quais são as possíveis ações que você pode tomar dentro da sua rotina.
Por exemplo, é possível centralizar seus gastos em um único cartão de crédito, de preferência, sem anuidade. Dessa forma, você irá gerar economia organicamente e alcançar diversos objetivos; ainda que seja um processo adaptável e que a viabilização da sua poupança ocorra de forma não linear.
Ferramentas de gestão
Dessa forma, pode ser relevante que você faça uso de ferramentas de gestão; de modo que você obtenha clareza sobre os seus pequenos gastos e contenha os seus impulsos de compra.
Mutirão FEBRABAN e BCB
Além disso, caso a sua situação financeira esteja negativada, pode ser interessante você aproveitar uma oportunidade oriunda de uma parceria entre o Banco Central do Brasil e a Febraban, sendo essa oportunidade um evento que ocorre durante este mês de novembro, visando um mutirão para renegociação de dívidas.
No entanto, caso você deseje renegociar suas dívidas, insira as parcelas dessa negociação dentro do seu planejamento para que não crie um novo ciclo de endividamento ao tentar pagar suas dívidas. Dessa forma, o seu plano pode acontecer de forma adaptável e direcionada à sua necessidade, ainda que seja algo perceptível, considerando apenas um prazo longo.