Desde que o Pix parcelado foi lançado, a modalidade para transferência de dinheiro – que, diga-se de passagem, não precisa de saldo na conta para usar – foi aprovada pela maioria dos usuários, ainda mais porque “quebra um ganho” nos momentos de maior necessidade. Todavia, mesmo tendo se tornado tão popular, é preciso tomar cuidado com a ferramenta.
Mas, como assim “tomar cuidado”? Bom, o Notícias Concursos, na matéria desta terça-feira (25) mostrará quais são os pontos positivos e negativos do Pix parcelado. Portanto, continue lendo para saber todas as informações pertinentes ao assunto.
Pix parcelado: como funciona?
O Pix parcelado é uma espécie de modalidade de crédito, diferente do Pix convencional, pois os usuários utilizam até mesmo se não tiverem saldo na conta. Isso porque, se o cliente tiver limite de crédito disponível, o banco faz o empréstimo do valor imediatamente para a conta, se convertendo em parcela na fatura. Contudo, a funcionalidade tem taxas e juros, algo parecido com empréstimos.
Ademais, é importante ressaltar que esse tipo de transação não é uma forma de pagamento que o Banco Central tem como oficial. Mesmo já sendo sucesso em algumas instituições, o recurso só será formalmente anunciado em 2023. Portanto, o que as instituições bancárias estão fazendo é antecipar a ferramenta para os usuários.
Por que a ferramenta pode ser uma armadilha para algumas pessoas?
Mesmo facilitando o pagamento das contas, principalmente quando é necessário pagar à vista, é necessário tomar cuidado com a utilização indiscriminada do Pix parcelado. Mas, por que? Porque, com a modalidade, é fácil perder o controle das suas finanças, uma vez que é uma forma de ter dinheiro fácil e rápido, mas que corre juros.
Em suma, quando os usuários pensarem em usar a modalidade, devem considerar todas as taxas envolvidas nas parcelas. Assim, conseguirão determinar se contratar o crédito é válido ou não. Além do mais, pagar parcelado talvez seja um pequeno gatilho para chegar na inadimplência, tal como acontece com os cartões de crédito.
Cabe ressaltar que as parcelas da ferramenta passam a correr as taxas assim que a transação é realizada. Mas, caso o usuário realize diversas compras ao longo do mês, é interessante se certificar se terá condições de ter dinheiro o bastante para quitar os boletos que vencerão.
Nesse ínterim, o Pix parcelado pode ser uma boa ideia em algumas situações. Por exemplo, quando a compra tiver um bom desconto à vista, algo que compense os juros que acumularão nas parcelas. Logo, os clientes precisam prestar atenção antes de fechar o contrato, verificando sempre atentamente a simulação em tela que antecede a confirmação da transação.