De acordo com informações oficiais do Banco Central, nesse primeiro ano, 7,9 milhões de empresas do país já usaram o Pix; isso significa que mais da metade das empresas que possuem relacionamento bancário no país adotaram o novo meio de pagamento. Assim, beneficiando-se do recebimento imediato e do baixo custo.
Sendo assim, o total de transações de pessoas físicas para empresas pelo Pix, bateu 152,7 milhões de operações em outubro passado, atingindo o montante de 15,6% das transações totais do Pix.
Os setores que mais receberam Pix foram comércio (38%), atividades profissionais, científicas e técnicas (13%) e atividades administrativas e serviços complementares (11%). Sendo assim, o Pix na prática representa um avanço para o comércio e uma maior agilidade na prestação de diversos serviços.
De acordo com o Banco Central do Brasil, ao longo desse primeiro ano, o Pix foi agraciado com diversas premiações. Entre elas, o da academia Ibest (na categoria Governo), o 25º Concurso de Inovação no Setor Público, o Seleção Mobile Time 2021 e Fintech Regtech Global Awards 2021.
Entretanto, o BC ressalta que o Pix não para de evoluir. O meio de pagamento está em constante transformação para entregar aos brasileiros um produto cada vez mais amplo e que traga mais facilidade aos usuários.
O Banco Central do Brasil ressalta que nesse primeiro ano de atuação do Pix; já foram lançadas novas funcionalidades como o pagamento de cobranças com vencimento, foram incorporadas melhorias nos aplicativos, como a gestão de limites e o agendamento tornou-se obrigatório.
Além disso, o BC informa que nos próximos anos, o Pix Saque, o Pix Troco e a Iniciação de transação de pagamento, os quais já tiveram suas regras divulgadas, serão gradualmente adotados. Além disso, o BC trabalha em novas funcionalidades como o débito automático, novas formas de iniciação e o Pix internacional, por exemplo. Certamente, essa é uma ferramenta que facilita e desburocratiza os fluxos financeiros para todos os envolvidos.
Certamente, esses números divulgados pelo Banco Central do Brasil demonstram o quanto a ferramenta criada pelo Banco Central foi aceita por todas as pessoas físicas e jurídicas. Amparando assim um dos principais objetivos do BC, a inclusão financeira do cidadão brasileiro. Portanto, a feramenta do BC representa uma desburocratização de processos financeiros de forma ampla e dinâmica.