Pix errado? Saiba o que fazer quando o dinheiro vai para outra conta

Quem não devolve o dinheiro pode ser detento

O Pix, desde o seu lançamento, é um grande sucesso dentro dos serviços financeiros. Contudo, sua facilidade e simplicidade de uso muitas vezes pode acarretar problemas e uma certa “dorzinha de cabeça”, por exemplo, como quando acontece com o Pix errado para conta de outra pessoa.

Quando o fato acontece, há duas situações: por um lado, uma pessoa recebeu o dinheiro que não era para ela; por outro, quem mandou o valor fica desesperado. Nas duas situações, entretanto, é necessário ter cautela com o Pix errado. O Notícias Concursos, na matéria desta quinta-feira (20) vai te contar as consequências desse problema.

Pix errado? Saiba o que fazer quando o dinheiro vai para outra conta
Pix errado? Saiba o que fazer quando o dinheiro vai para outra conta – Freepik

Pix errado é algo em que todos devem se conscientizar

Primeiramente, jamais fique com um Pix que não foi enviado realmente para você. Antes de tudo, é necessário esclarecer que quem recebeu um dinheiro indevido, não deve ficar com ele de forma alguma, pois pode ser considerado crime.

A recomendação é que, ao receber um valor indevido na conta, nem pense e devolva o que tiver caído de crédito. Caso não devolva para o indivíduo que fez a tal transferência ou ao menos para o banco do qual a remessa teve origem, quem recebeu cometerá crime da apropriação indevida em se tratando de recursos financeiros.

Não tem muito tempo que a mídia divulgou alguns casos em que os Pix’s foram enviados por engano e o recebedor ficou com o dinheiro sem problema algum. Em certos casos, a conta foi até fechada após o recebimento do dinheiro com a intenção de não ser descoberto.

Tais ações geram penalidades civis e criminais. Dessa forma, ao receber quaisquer valores indevidamente, o certo é contatar o banco, informando o que aconteceu. É obrigação do recebedor efetuar essa comunicação à instituição, fazendo a restituição de imediato.

Se você fex Pix para quem não devia: o que fazer?

Se você fez um Pix sem prestar atenção e caiu em uma conta errada, o caminho a seguir é contatar o banco imediatamente. Em se tratando de quem efetuou o pagamento, obviamente que a única alternativa plausível é buscar a agência bancária da sua conta para tentar resolver logo a situação. Assim, é possível tentar buscar o destinatário, ou seja, para quem a transferência foi realizada.

Em todos os casos, é importante ressaltar que é preciso ter muito cuidado quando for fazer Pix. Isso porque além dos possíveis erros a serem feitos na conta do destinatário, ainda existem diversos golpes rodando por aí que atingem essa maneira de pagamento.

Sendo essa uma transação de forma instantânea, claro que é necessário ter a plena certeza dos dados. E outra coisa: tenha atenção quando for digitar valores e informações das chaves, afinal, Pix errado dá muita dor de cabeça.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.