Após vazamentos, é seguro usar o Pix?

Com um terceiro vazamento do Pix neste ano, muitas pessoas tem se perguntado se de fato o Pix é seguro. Você sabe se realmente vale a pena continuar usando a ferramenta? Leia a notícia até o final e veja o que disseram os especialistas no assunto.

Banco Central defende que Pix é seguro

Em informações para Uol, o Banco Central disse que o Pix é sim seguro e que os vazamentos aconteceram por culpa das instituições financeiras, que não realizaram todas as medidas previstas no regulamento da ferramenta.

Os especialistas ouvidos pelo portal também concordam que o Pix é seguro. Entenda o que eles disseram abaixo:

Palavra de especialista

Marco Zanini, CEO da Dinamo Networks, empresa especializada em segurança digital, analisou a situação dos vazamentos e respondeu ao questionamento se de fato o Pix é seguro ou não.

Zanini explicou que apesar do anúncio de vazamento causar receio, os dados não são referentes a senhas, por exemplo, e sim a nome, CPF, instituição do cliente e chave Pix, ou seja, de natureza cadastral e não de acesso a contas. Desta forma, o Pix é seguro, de acordo com ele.

“Não se trata de uma vulnerabilidade do Pix, que oferece uma plataforma segura na comunicação entre bancos, mas do aplicativo da instituição financeira”, defendeu.

Para lidar com a problemática de vazamentos, o CEO aposta na ideia de mascaramento de informações, que consiste no aplicativo do banco mostrar apenas partes dos dados, como só alguns números do CPF. Sendo que os dados completos só poderia ser visualizados com a confirmação da transação no Pix.

Golpes com dados

O Pix é seguro, defende especialista e o Banco Central, mas é preciso ficas atento aos golpes. Os criminosos não tem informações como a sua senha do banco ou cartão de crédito, mas podem tentar engenharia social para conseguir mais dados.

Para se ter uma ideia, a alta de golpes foi de 65% neste primeiro semestre de 2021, de acordo com dados da Febraban, obtidos pelo Uol. Inclusive, ocorre uma tentativa de fraudes em CPF a cada 17 segundos. Um golpe muito comum é o do falso motoboy, que cresceu 27% neste levantamento.

Os criminosos te ligam fingindo que são do banco e informam que seu cartão foi clonado, na sequência pedem para ligar para o número da central atrás do cartão. Quando você segue está orientação, os golpistas interceptam sua linha e fingem se passar pela central que você entrou em contato. Depois disso a recomendação é que você entregue seu cartão para um motoboy do banco. Se você fizer isso, pode acabar caindo no golpe e ficando no prejuízo.

Lembre-se o banco jamais busca o seu cartão em casa e nem pede a sua senha. Qualquer alegação nessa linha se trata de um golpe. Fique atento!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.