Pix com o cartão de crédito: é possível? Conheça a resposta

Veja como é esse processo da transferência do dinheiro cada vez mais popular entre usuários brasileiros

Mesmo com toda a popularidade que se conquistou, diversas pessoas ainda possuem dúvidas acerca do processo da transferência do dinheiro feita através do Pix. Um bom exemplo é se existe a possibilidade de fazer Pix com o cartão de crédito. Conheça detalhes da resposta na matéria a seguir.

Pix com o cartão de crédito: uma dúvida que os usuários possuem

As dúvidas acerca da utilização dos cartões em operações envolvendo envio de valor em dinheiro de determinada conta para a outra são comuns entre usuários brasileiros. Todos desejam saber se é possível um Pix com o cartão de crédito ser aceito por instituições bancárias.

No fim das contas, o Pix virou uma forma de movimentação financeira eficiente e muito popular, mesmo tendo pouquíssimo tempo de atuação. Sua formação aconteceu graças ao Banco Central em 2020. Agora, a eficiência encontrada possibilita transferências bancárias de forma segura que se realizam em, aproximadamente, poucos segundos.

O que o Banco Central intentava ao lançar o Pix para a realização de transferência era desbancar os comuns e defasados métodos de movimentação financeira. Esses métodos defasados são os conhecidos como TED e DOC.

Mesmo com todas essas funcionalidades que os brasileiros tanto apreciam no Pix, ainda há dúvidas no que tange ao uso do cartão de crédito em operações de envio de dinheiro. Afinal, dá para usar o Pix por meio do cartão de crédito?

A resposta para tal pergunta infelizmente é não. Tal ação se deve ao fato do Banco Central não ter colocado essa alternativa em transações efetuadas através do Pix.

Banco Central infelizmente não liberou essa operação

O Banco Central não disponibilizou a função, porque o ato de mandar o dinheiro não é simplesmente uma atividade de crédito. É uma transferência de uma quantia já disponível na conta. Além disso, a intenção é, também, evitar a inadimplência.

As dúvidas acerca da utilização dos cartões em operações envolvendo envio de valor em dinheiro de determinada conta para a outra são comuns entre usuários brasileiros
As dúvidas acerca da utilização dos cartões em operações envolvendo envio de valor em dinheiro de determinada conta para a outra são comuns entre usuários brasileiros – Foto: Banco Central

O plano principal do Pix é o mesmo do tradicional DOC e TED: oferecer transferência de valores através de contas correntes de uma mesma instituição ou de instituições diferentes. Por isso, não existe a chance de usar um cartão de crédito nas operações do Pix.

Opção de enviar dinheiro pelo cartão de crédito

Deseja enviar um dinheiro para outra pessoa utilizando cartão de crédito? Pois, o PicPay possui essa opção no seu app.

O PicPay, um dos mais populares e comuns bancos digitais do país, disponibilizou a chance do uso do cartão de crédito a fim de fazer pagamento a demais pessoas. Assim, tudo o que precisa, acontece dentro da mesma plataforma.

Para realizar essa operação, basta seguir o passo a passo mostrado abaixo:

  • Vá até o menu principal e escolha a opção “pagar”;
  • Depois disso, é só clicar em “pagar pessoas”;
  • Aí basta escolher a pessoa cadastrada para receber a quantia;
  • Insira a quantia a ser transferida, selecionando como forma de pagamento a opção “cartão de crédito”.

Pode certificar essa ação usando apenas o saldo na carteira digital, e também com o cartão de crédito e também pode dividir o valor entre essas duas opções. Nessa situação se trata de transferência entre contas PicPay. Assim, mesmo não sendo possível fazer Pix com o cartão de crédito, de qualquer forma, a quantia será destinada a outra pessoa por intermédio de um cartão

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.