PIX AUTOMÁTICO é confirmado no Brasil e deixa brasileiros de queixo caído

Consumidores e comércio serão beneficiados. Veja como vai funcionar o novo sistema

O Banco Central, durante a 19ª Reunião Plenária do Fórum PIX , anunciou um novo serviço, chamado de PIX Automático. Espera-se que ele chegue ao país para os consumidores brasileiros em abril do próximo ano. A princípio, estima-se que o modelo de pagamento democratize esse tipo de transferência eletrônica financeira.

O novo serviço disponibilizado pelo Banco Central é inovador e procura revolucionar o modo como as empresas e os consumidores operam com as suas despesas rotineiras. O PIX Automático promete uma maior facilidade, oferecendo uma grande democratização e um maior acesso aos pagamentos e transferências financeiras.

A saber, o PIX Automático será diferente do débito automático. Esse sistema tem como base uma parceria entre as empresas e instituições financeiras. O novo serviço irá permitir que organizações de qualquer setor, como órgãos públicos, escolas, comércio, academias, por exemplo, ofereçam o modelo de pagamento.

A princípio, o PIX Automático será um serviço oferecido aos consumidores, de forma prática e simples. Vale ressaltar que as fintechs poderão participar neste tipo de mercado. Dessa maneira, elas poderão aumentar exponencialmente a oferta de produtos e serviços financeiros, o que pode democratizar ainda mais o segmento.

Modalidade de pagamento

O sistema PIX de pagamentos eletrônicos tem se desenvolvido bastante, desde o seu lançamento pelo Banco Central. Há um enorme potencial acerca da modalidade. Vale ressaltar que de junho de 2021 a maio de 2023, houve um aumento exponencial de 333,8% nas transações financeiras eletrônicas no país.

Ademais, com o lançamento do PIX Automático, estima-se que o sucesso da modalidade de pagamento e seu sistema eletrônico continue, com muitas pessoas aderindo e ganhando espaço entre outros serviços, como cartões de débito, de crédito, pré-pago e o boleto bancário. Espera-se que ele seja o produto preferencial.

PIX Automático

Em síntese, os consumidores poderão escolher duas maneiras para realizar o pagamento através do PIX Automático. A primeira será feita através de uma assinatura de um contrato de prestação de serviço. O cliente irá informar a modalidade e seus dados bancários a uma instituição financeira.

Depois que o consumidor passar por todo o processo de contrato do PIX Automático, o aplicativo da instituição financeira deverá então confirmar a autorização do serviço. A partir desse momento, o cliente terá seus pagamentos feitos de maneira automática, sem ter que autenticar suas transações.

Outro modo de realizar os pagamentos pelo PIX Automático é através da leitura de um QR Code ou pelo PIX Copia e Cola. Esses recursos já são bastante utilizados pelos consumidores. No momento em que eles forem dirigidos a confirmar suas operações de pagamento, eles poderão autorizar a sua transação financeira.

Dessa forma, espera-se que através desse tipo de serviço mais flexível, com duas maneiras de pagamento, o PIX Automático se torne bastante popular entre a população brasileira. Estima-se que o setor também fique mais competitivo, já que as instituições financeiras poderão oferecer a seus clientes o serviço.

PIX AUTOMÁTICO é confirmado no Brasil e deixa brasileiros de queixo caído
PIX AUTOMÁTICO é confirmado no Brasil e deixa brasileiros de queixo caído. Imagem: Agência Brasil.

Serviço financeiro do PIX Automático

O Banco Central informou que os testes do PIX Automático deverão começar em março de 2024. O lançamento do novo meio de pagamento será em abril do ano que vem. Em suma, os consumidores de todo o país terão em mãos um sistema de transferência financeira eletrônica inovador, ágil e bastante prático.

Deve-se observar que as empresas brasileiras também obterão inúmeras vantagens com o novo recurso. Os processos e a oferta de serviços ficarão mais simples e modernos, trazendo uma maior eficiência nas operações financeiras. Espera-se que o PIX Automático revolucione o mercado financeiro, se tornando um sucesso.

Contas recorrentes

O PIX Automático do Banco Central irá possibilitar o débito automático de contas habituais, onde será possível pagar contas como as de energia elétrica, de gás, de telefone e serviços de streaming, por exemplo. Os consumidores que desejarem ativar o recurso deverão fornecer seus dados bancários ao prestador de serviço.

Em conclusão, com o novo recurso de pagamento automático, os pagadores poderão escolher o limite das parcelas debitadas e o cancelamento do serviço oferecido a qualquer momento. O sistema irá contemplar empresas de qualquer porte e segmento, além de pessoas físicas. Além disso, ele será gratuito.

Aliás, vale ressaltar que a gratuidade do PIX Automático é relativa aos consumidores do serviço oferecido pelo Banco Central. As organizações deverão pagar algumas tarifas relacionadas a nova forma de pagamento eletrônico. O recurso deve iniciar sua primeira fase de desenvolvimento em 2024. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.